Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Hospital português realiza implante auditivo inovador




O Hospital Lusíadas Porto colocou, pela primeira vez em Portugal, um implante coclear híbrido numa paciente de 41 anos com problemas auditivos. Trata-se de um implante inovador de preservação auditiva, que combina a estimulação elétrica, utilizada para a reabilitação de pessoas surdas, com a estimulação acústica, direcionada a doentes com algum grau de perda auditiva.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, António Sousa Vieira, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto, afirma que "esta é a primeira vez que se realiza este tipo de implante e é, de facto, um enorme avanço na área da otorrinolaringologia".
 
"O implante coclear está indicado para pessoas surdas e, desta vez, implantámos numa doente que ainda não estava totalmente surda", esclareceu o especialista, explicando que a mulher, de 41 anos, "sofria de uma perda auditiva moderada e não estava a ter benefícios com as próteses auditivas convencionais".
 
"Com este tratamento de estimulação eletroacústica conseguimos preservar a audição da paciente, afastando a possibilidade de surdez", congratula-se António Sousa Vieira.
 
Segundo o responsável da Unidade de Otorrinolaringologia do hospital portuense, "há pacientes que não são candidatos ao implante coclear (estimulação elétrica) e que não beneficiam dos aparelhos auditivos convencionais (estimulação acústica".
 
"A estimulação eletroacústica é, então, a combinação entre um aparelho que é capaz de realizar a estimulação elétrica em algumas zonas da cóclea (altas frequências) e um aparelho de audição convencional, que é capaz de estimular outras regiões da cóclea (baixas frequências", elucida António Sousa Vieira.
 
A estimulação eletroacústica utiliza a amplificação acústica e a tecnologia do implante coclear (estimulação elétrica) em simultâneo, estando indicada para pessoas que foram diagnosticadas com surdez parcial e que recebem pouco ou nenhum benefício com aparelhos auditivos.
 
 

Nenhum comentário: