Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Varizes e Microvarizes



As microvarizes são veias salientes de até dois milímetros de espessura, mas não causam danos à saúde. Já as varizes são mais espessas, precisam ser tratadas, pois provocam dores, inchaço, feridas de difícil cicatrização e, até trombose (coágulos que podem impedir o fluxo de sangue no local).
O defeito nas veias das pessoas que têm varizes está nas válvulas e nas paredes das veias. Existem dois tipos de veias nos membros inferiores, as veias superficiais que ficam sob a pele, na camada de gordura e que podem ser visíveis e existem as veias profundas que ficam no meio da musculatura da perna e não são visíveis, e existem ainda as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e profundas. As válvulas orientam o sangue nas veias dos membros, sempre da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e impedem que o sangue faça o caminho errado, descendo pelas veias, quando a pessoa está de pé ou sentada.
As artérias levam o sangue do coração para todo o corpo. O sangue então, depois de oxigenar e alimentar as células, retorna para o coração através das veias. Quando a pessoa está em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com facilidade, porque o coração impulsiona e, além disso, para baixo é mais fácil. Mas, como o sangue retorna, se na perna não há coração? - Quando se está em pé parado ou sentado, existe mesmo uma certa dificuldade para o sangue voltar para o coração. Nas pessoas em que as veias têm válvulas e paredes normais o sangue aguarda a oportunidade de voltar, sem causar nenhuma alteração. Nas pessoas em que as válvulas estão doentes acontece, então, uma inversão no caminho do sangue, que passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial. Este fato provoca um aumento do volume sanguíneo dentro da veia superficial, ocorrendo o processo de dilatação e aparecimento das varizes.O sangue volta para o coração através do coração periférico, que na verdade, existe. É a musculatura da panturrilha ("batata da perna"). Mas este coração só funciona quando nos movimentamos, contraindo e relaxando o músculo da perna. Quando os músculos se contraem, impulsionam o sangue para cima realizando a circulação.

As posições que favorecem o aparecimento de varizes são ficar em pé parado ou sentado. Nestas posições existe dificuldade para a circulação de retorno e é justamente quando as varizes aparecem. Estando em movimento fazemos funcionar o coração periférico (músculos da panturrilha), que impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes e quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue, se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima e o retorno sanguíneo então é muito favorecido.

Como tratamento:
- Injeções: Algumas aplicações com um medicamento apropriado podem resolver o problema das microvarizes.
- Cirurgia: É a solução contra as varizes. Além do método convencional (retirada total da veia atingida) que exige 15 dias de repouso. Hoje em dia, existe a cirurgia a laser. A vantagem é que a veia não é retirada, só ressecada e sem cortes. Além disso, a pessoa pode voltar às suas atividades diárias em poucos dias.

Pernas lisinhas para o verão!

Informações sobre o assunto no site:
www.angiologista.com

Nenhum comentário: