Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Você sabe a origem dos símbolos do Natal?

Esta é uma época maravilhosa! O verão, as festas, as férias, é o momento em que se comemora o fim das coisas velhas para a chegada das novas. Bons tempos virão, é o que sempre desejamos para o próximo ano. Desejamos muita saúde, paz e amor. Neste momento a troca de presentes é algo universal. Mas você sabe a origem da troca de presentes ou do presépio?

 

Francisco Marshall, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul explica que a origem da troca de presentes podem ter sido de duas formas:
A primeira, de fundo religioso, diz que o menino Jesus, quando nasceu, foi presenteado pelos Reis Magos. Ao trocar presentes no Natal, as pessoas estariam repetindo esse ato.
Alguns historiadores têm outra versão. A troca teria surgido na Roma antiga. Durante uma semana de dezembro, os pagãos saíam às ruas para comemorar a Saturnália, tudo era permitido. Além disso, as pessoas trocavam presentes como forma de confraternização. Quando a Igreja Católica escolheu o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus, a Saturnália foi proibida, mas alguns dos costumes pagãos, como a troca de presentes, acabaram sendo adotados pelo cristianismo.

Caso parecido é o da árvore de Natal.



 Antes do nascimento de Jesus, os egípcios usavam galhos verdes de palmeiras nas festas de dezembro como sinônimo de vida, energia e fertilidade. Os druidas decoravam carvalhos em suas festividades. A proximidade com o dia 25 acabou fazendo com que esse costume fosse trazido para o Natal. Séculos depois, por influência do clima do norte da Europa, o carvalho foi substituído pelo pinheiro.

O presépio é um dos poucos símbolos que têm sua origem religiosa comprovada. Quando São Francisco de Assis decidiu construir o primeiro modelo, em 1223, ele se inspirou no relato da visita dos Reis Magos. A idéia era reconstituir o ambiente onde Jesus nasceu, com a manjedoura, os reis do Oriente, pastores e outros presentes. Depois o costume se difundiu entre os cristãos.




O Papai Noel


Estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel, o bom velhinho, foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da mídia  ou meios publicitários, como músicas, filmes e propagandas.


[As lindas decorações de Natal que vemos nas ruas, em shoppings, aeroportos, estão cada vez mais ligadas ao "bom velinho". Queria mostrar um lindo presépio para o meu filho, porque ensinamos que o verdadeiro espirito de natal não está nos presentes que ganhamos aqui embaixo, mas nos presentes que ganhamos lá do alto, que vem de Deus. O melhor e maior presente de todos os tempos veio através do nascimento do nosso Salvador. (É por ele que vivemos na "graça", onde parece que tudo podemos...) Por incrível que pareça ainda não encontrei um mísero presépio por onde andei...gostaria de estar enganada, mas o espirito do capitalismo nos últimos anos está superando de longe os bons e verdadeiros costumes.]

Veja mais em:
http://epoca.globo.com/sp/2004/natal/simb.htm

Nenhum comentário: