Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

As dores do exercício



Sentir dor durante e depois dos exercícios é normal?

Depende. Depois da malhação, se o corpo não reclamar um pouquinho então não vale. E se durante a ginástica ele reclamar demais daí é sinal de perigo!

Se ficarmos muito tempo sem fazer exercícios e cairmos com tudo em cima um dia inteiro, ficaremos moidinhos. O dia seguinte então. Mas se pegarmos leve, também ficaremos doloridos porque os músculos estranham o esforço mas bem menos. Essa dor leve é sinal de que os músculos foram trabalhados o que é positivo pois eles estão se fortalecendo. Porém se ocorrer uma dor forte durante a realização do exercício e não for dada a devida atenção, pode correr risco de sérias lesões. É o que acontece geralmente para a maioria das pessoas no primeiro ano de atividade física. Achar que alcançar um determinado objetivo ignorando a resposta do corpo é um erro comum para quem inicia uma prática esportiva. Buscar profissionais adequados é de fundamental importância para evitar lesões futuras. Nós fisioterapeutas atendemos muitos pacientes vindos de locais onde não há uma orientação adequada o que ajuda no surgimento das lesões.

Mas o que fazer quando o corpo está "moidinho"? 

A dor ocorre  devido ao acúmulo de ácido láctico na célula, é esta substância que faz o músculo entrar em fadiga, arder e  doer. O ideal é sempre diminuir o ritmo quando o corpo der sinal de fadiga e dor. Em casos de lesões mais agudas como pancadas por exemplo, usar gelo em seguida para diminuir o edema e evitar hematomas. Já as dores do dia seguinte podem ser aliviadas com compressas e bolsas de água quente, bem como alongamentos leves. Estas dores tendem a aliviar entre 24 a 48 horas pós-exercícios. O ideal é não interromper a atividade física, para que o corpo se habitue a ela. Em caso de dores persistentes procure um médico para exames mais detalhados.

O Pilates é uma atividade física equilibrada, que trabalha o corpo sem causar lesões, devido aos seus movimentos serem harmônicos, coordenados e realizados com fluídez.

Veja também:

Nenhum comentário: