Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

A Santa Ceia de Leonardo Da Vinci













No refeitório do convento dominicano adjacente à igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão,  encontra-se uma das obras mais célebres do mundo: "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci.

Pintado entre 1494 e 1498 a pedido de Ludovico il Moro, Leonardo, abandonando o método tradicional de pintura afresco, pinta "a seco" a cena na parede do refeitório.

Após a conclusão, no entanto, foi documentado que esta técnica e os fatores poluentes haviam contribuído para a deterioração do afresco, que passou por várias restaurações. A mais recente foi em 1999, onde vários métodos científicos foram usados para restaurar as cores originais e, quando possível, para remover vestígios de tinta aplicada em tentativas anteriores de restaurar o afresco.

Desde a última restauração, para assegurar a preservação do afresco à temperatura ambiente, o acesso a visitantes foi limitado a um grupo de até 25 pessoas a cada 15 minutos.
 
 
Leonardo escolheu esta pintura, que está baseada em João 13:21, no qual Jesus anuncia aos doze apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Esta pintura, na história evangélica, é considerada a mais dramática de todas. ("Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: "Digo que certamente um de vocês me trairá").

Ao centro, Cristo é representado com os braços abertos, num gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos num ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato.


Estudo de Leonardo para a "Santa Ceia", contendo o nome de cada um dos apóstolos
 
 
Personagens
 
Ficheiro:Leonardo study Christ lastsupper.JPG
Cristo
 
Os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro. Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão no primeiro grupo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo branco inclinado sobre João, único imberbe - que não tem barba - do grupo), Simão Pedro e João; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas Tadeu e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último. Estas identificações provêm de um manuscrito autógrafo de Leonardo encontrado no século XIX.
Cogita-se que o rosto de Judas representado na pintura retrataria Girolamo Savonarola, padre Dominicano que governou Florença e que foi executado por ordem do Papa Alexandre VI em 1498.
 
 
Judas
 
 
Esboço do rosto de Filipe.
 


No site abaixo informações sobre  museus na Itália :
www.italy-museum.com/it/

Fonte: Wikipédia / imagens internet


Conta a lenda que...
 

A Última Ceia foi pintada por Leonardo da Vinci a pedido do Duque Lodovico Sforza.
 
 A pintura representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado. O local escolhido para essa pintura seria o Convento Santa Maria dele Grazie, em Milão.  O Duque prometeu pagar bem ao famoso artista, e por dia de trabalho...
 
Da Vinci levou 3 anos pra terminar a obra...
 
Diz-se que Da Vinci passava horas sentado na sala do convento, olhando para a parede branca que serviria para  a pintura, ficava apenas analisando a parede  e pensando.
 
Depois de alguns dias, o duque colocou um criado seu para "cuidar atentamente" o trabalho de Da Vinci. Sentavam-se Leonardo e o criado e ficavam o dia inteiro sem fazer nada. Esse criado, depois de vários dias sem ver trabalho, decidiu contar ao duque que ele estava sendo enganado. Disse que Da Vinci não tinha sequer começado a obra, que ficava sentado naquela cadeira o dia inteiro.  Sforza ao saber disso ficou enfurecido, correu até o convento onde Da Vinci estava e constatou que a parede continuava intacta.
 
Houve uma certa "indisposição" de ambos os lados, com o Duque querendo até confiscar os bens de Da Vinci.
 
O gênio então, calmamente,  informou que o tempo que ele estava sentado sem pintar, na verdade, estava imaginando o cenário da ceia e que pensava em rostos para os personagens. Relatou até que estava com quase todos os rostos em mente e que faltava apenas o rosto de um: Judas Iscariotes.

O duque alegou que precisava da pintura o quanto antes, pois ele queria usar aquela sala pra enterrar seus parentes mortos. E discutiam os três sobre a execução o mais rápido possível da obra.
Por fim, Da Vinci disse que talvez a obra fosse desvalorizada pela pressa do duque em deixá-la pronta, mas em seguida começou a pintar a parede.

Da Vinci, utilizando várias técnicas de pintura, criava algo ainda sem sentido. O criado continuava lá a mando do  Duque, cuidando para que a obra terminasse logo. Certo dia, estava quase tudo pronto, mas Da Vinci ainda pensava num rosto pra Judas Iscariotes. Acontece que o criado chamou Sforza e disse que Da Vinci teria que terminar a obra naquele dia, pois só faltava colocar o rosto em um personagem.

Da Vinci chega pra trabalhar, depois de 3 longos anos a parede ainda não havia sido terminada. Aparece então o criado acompanhado do Duque. E ambos iniciam a pressão para que Leonardo terminasse logo o afresco.
 
Da Vinci ficou enfurecido, após mais de uma hora trocando insultos, decidiu dar por fim a sua obra. Foi até o corpo de Judas Iscariotes e pintou nele a cabeça do criado.
 
Estava assim finalizada a mais famosa obra de Leonardo da Vinci. O Duque feliz pela consumação da obra e o pobre criado delator eternizado como Judas!
 
Fonte: Wikipédia / imagens internet



4 comentários:

Pedro Pereira disse...

Excelente artigo sobre a Última Ceia. Devia ter mais visibilidade :)

Marcia Machado disse...

Obrigada Pedro pela sua visita e seu comentário! Volte sempre!

Unknown disse...

Excelente artigo

Marcia Machado disse...

Obrigada! Volte sempre!