Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

25/9 Dia Nacional do Trânsito



É grande o número de acidentes de trânsito no Brasil. Geralmente eles acontecem porque os motoristas dirigem em alta velocidade, sem respeitar a sinalização e, em muitos casos, dirigem após ingerir bebida alcoólica. Muitos desses acidentes levam pessoas à morte ou a ficarem com graves problemas de saúde.
O que fazer? Para evitar acidentes o motorista deve conhecer e respeitar as leis do trânsito e dirigir sempre com muito cuidado. Mas os pedestres também podem ajudar, atravessando a rua somente quando o sinal estiver fechado para os carros, por exemplo.
Para transportar crianças no carro é preciso tomar alguns cuidados. As que tiverem menos de 10 anos de idade devem ficar no banco de trás, usando cinto de segurança ou sentadas em cadeirinhas apropriadas. E tem mais:
  • Bebês nunca devem viajar no colo, mesmo se forem recém-nascidos.
  • As crianças com até um ano de idade devem ficar em cadeirinhas fixadas de costas para o motorista ou carona. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.
  • Quando a criança não couber mais na cadeirinha, ela deve sentar no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.
 
 
 
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
 
Foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago. A data foi escolhida por ser o dia de seu aniversário.
Thiago nasceu em um domingo, Dia das Mães. Ele havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada fria de 20 de maio de 1995, quando o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente na rua, em Porto Alegre (RS).
Junto com a Fundação nasceu o programa Vida Urgente, que tem como missão valorizar e preservar a vida. Para isso, mobiliza a sociedade para uma mudança de comportamento através de ações educativas e culturais.
A manifestação de Diza, presidente da Fundação, resume o objetivo da instituição: “O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobres estas perdas. Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei. O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo. O programa Vida Urgente não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso à campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro, ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo.”

Vida Urgente!” era a frase que Diza repetia naquela madrugada, enquanto se dirigia ao local do acidente que tirou a vida de Thiago, em 20 de maio de 1995. A expressão serviu, mais tarde, para dar nome ao programa desenvolvido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.
 
 
A logomarca do programa foi desenhada por Diza Gonzaga. A palavra "vida" escrita com letras de forma e o carimbo de "urgente" compunham a primeira versão, mas faltava um símbolo...
Aí nasceu a borboleta, por inspiração do filho, a quem ela costumava chamar de pesquisador-borboleta toda vez que ele trocava de interesse, como costumam fazer os adolescentes: ora queria estudar inglês, ora queria tocar guitarra ou jogar basquete, enfim.
Só bem mais tarde percebeu que o símbolo tinha tudo a ver com a curta trajetória de Thiago e com o espírito da Fundação.
 
 
Acesse o site abaixo e saiba mais sobre este programa:
 
 

Nenhum comentário: