Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Crescimento Saudável

 
 
 
Como os ossos crescem
 
Durante o período embrionário, o esqueleto é basicamente composto de moldes cartilaginosos envoltos por uma membrana chamada pericôndrio. Na formação dos ossos, um grupo de células com forte potencial de reprodução forma um disco de crescimento próximo à extremidade dos ossos longos: essas células, em contínua reprodução, darão origem à colunas celulares –como se fossem bolachas dentro de um pacote. As células mais distantes do disco irão formar as trabéculas ósseas, provocando um crescimento no sentido longitudinal. O crescimento em largura é feito pela capa óssea (periósteo), que irá depositar camadas, engrossando o osso.
No fim do desenvolvimento fetal, o centro de ossificação secundário começa a se estabelecer na ponta dos ossos longos. Ao longo da vida, os ossos continuam a crescer, tanto no sentido longitudinal como em espessura, substituindo a cartilagem pelo osso. A cartilagem resta apenas nas articulações. O crescimento cessa no final da adolescência, quando as células basais morrem, respeitando um mecanismo biológico determinado pelo código genético.
Neste cenário, o hormônio de crescimento é secretado com mais intensidade no período noturno. Inicialmente, ele atua nos rins e no fígado. Assim, ocorre a estimulação da formação de outro hormônio chamado somatomedina, que age sobre os tecidos cartilaginoso, ósseo e até muscular. No osso, a somatomedina leva ao aumento da reprodução das células basais do disco de crescimento.

Fonte: José Antonio Pinto, chefe da disciplina de Ortopedia Pediátrica da Unifesp
 
 
 
As curvas dos gráficos abaixo mostram padrões de crescimento infantil estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados estão separados por faixas etárias e sexo. Para comparar o desenvolvimento de seu filho com os modelos, encontre o ponto de intersecção entre a altura (eixo vertical, em centímetros) e a idade dele (eixo horizontal, em meses e anos).
 
O resultado da comparação:

 
 
Observação: normalmente, cada criança ou adolescente acompanha alguma dessas linhas ou cria sua própria. Se o desenvolvimento começa a se desviar da curva, é um sinal de alerta aos pais: pode haver algo errado. É importante observar ainda que, até os 2 anos, as crianças podem não seguir os padrões de crescimento. Além disso, os primeiros seis meses de crescimento refletem em grande medida fatores do desenvolvimento no útero materno.
 
 



Fontes: Victor Nudelman, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, e Paulo Ferrez Collett-Solberg, endocrinologista pediátrico



O Desenvolvimento da criança



Para melhor visualização acesse o site:
veja.abril.com.br/

Nenhum comentário: