Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Por que os japoneses têm olhos puxados?

 
 
A característica dos olhos puxados encontrados em povos orientais foi uma das respostas que a natureza achou para permitir que os seres humanos vivessem em locais com muita neve.
 
Para entender o porquê disso, basta fazer um teste bem simples: saia um local escuro para outro à luz do sol. Sua visão irá demorar um tempo até se acostumar com a claridade. Agora faça a mesma coisa, só que, dessa vez, antes de sair feche um pouco os olhos até que sobre apenas uma pequena abertura.
Reparou como sua visão se acostumou mais rapidamente?
 
A neve reflete muita luz solar e, se as pessoas ficam expostas a essa claridade por muito tempo, acabam com sua visão prejudicada. Os povos que deram origem aos japoneses (e outros povos com olhos puxados) viviam em locais com muita neve e por essa razão, foram desenvolvendo ao longo de milhares de anos a característica de olhos puxados.
 
O formato da pálpebra, mais puxada e estreita, com uma abertura menor, reduziria a luminosidade refletida pela neve, protegendo os olhos do reflexo do sol na neve. As pálpebras mais grossas protegeriam os olhos das baixas temperaturas. Ou seja, os olhos puxados são uma espécie de adaptação ao frio.
 
As pessoas que adquiriam esta proteção sobreviveram e passaram este gene para seus descendentes. Os olhos puxados se tornaram uma marca para os povos orientais, que enxergam muito bem, por sinal!
 
Dra. Fernanda Teresa de Lima, geneticista
 
 

Nenhum comentário: