Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Exposição em São Paulo - Esplendores do Vaticano: Uma jornada através da Fé e da Arte


[Quem estiver por São Paulo, e tiver interesse no assunto, o evento estará ocorrendo na Oca do Ibirapuera. O Vaticano, com suas obras quase inacessíveis, estará dando uma  "palhinha" do seu tesouro artístico.]
 
Cerca de 200 obras e relíquias vindas do Vaticano poderão ser vistas na mostra "Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte".


"Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino)", de Giovanni Francesco Barbieri, conhecido como Guercino (1591-1666), é uma das 200 obras que integram a exposição localizada na Oca do Ibirapuera (zona sul de São Paulo).



Até 23 de dezembro, serão expostas obras-primas de artistas como Michelangelo, Guercino e Bernini, vestimentas, relicários, mapas e documentos. A maioria sai do Vaticano pela primeira vez. Além disso, serão recriados ambientes cenograficamente, como o teto da Capela Sistina.



Pietà, de Michelangelo Buonarroti", molde de 1975, feito a partir do molde de 1930, produzido a partir do original de 1499.



"A Virgem Maria com o Menino Jesus entre São Pedro e São Paulo" (século 19)


As coleções serão organizadas em 11 galerias e em ordem cronológica. Entre os destaques estão a tela "Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino)", do artista Giovanni Francesco Barbieri, conhecido como Guercino (1591-1666).

A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano de Ravenna, que trabalhou durante 15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano.



"A Crucificação de São Pedro do Cibório de Sexto IV"(1471–-1484), de Paolo Romano (1415-–1470)



"Dois Anjos", daOficina de Gian Lorenzo Bernini (século 17)


 "Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte" - São Paulo. Abertura: 21/9 até 23/12.

Site Oficial:
esplendoresdovaticano

Nenhum comentário: