Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Alerta para as mulheres no Dia Mundial do Coração

 
 
No Dia Mundial do Coração, comemorado em 29/9, a Fundação Medtronic, o Discovery Networks, as Sociedades Brasileiras de Cirurgia Cardiovascular e de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e a Federação Mundial do Coração se unem para promover a campanha "O que mais existe por trás do biquíni?" pela conscientização do impacto das doenças cardiovasculares nas mulheres.
“As doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes entre as brasileiras, superando todos os tipos de câncer juntos. Uma em cada cinco mulheres acima de 30 anos corre risco de desenvolver uma doença cardiovascular,” ressalta Magaly Arrais, cirurgiã cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e chefe do Serviço do Centro Cirúrgico do HCor (Hospital do Coração). “A campanha pretende alertar para o impacto desse problema de saúde no público feminino, oferecendo ferramentas para ampliar o conhecimento sobre as doenças do coração e incentivar o diálogo entre as mulheres e seus médicos,” acrescenta.
Todos os anos mais de 150 mil mulheres morrem devido às doenças cardiovasculares. E embora o índice de mortalidade por infarto seja maior no público feminino, ainda existe a falsa percepção de que os homens e idosos são os principais grupos de risco. “Os homens sofrem três vezes mais infartos do que as mulheres, mas nas mulheres o episódio é mais fatal. Várias razões levam a isso, principalmente a demora em identificar o problema cardiovascular entre as mulheres. Quando elas descobrem, a doença já evoluiu”,alerta a médica.
O aumento da incidência de eventos cardiovasculares na mulher é consequência do envelhecimento natural e do estilo de vida. “A mulher geralmente acumula vários papéis. Ela trabalha fora, cuida da casa e da família. O ritmo acelerado a expõe a muito estresse e favorece hábitos pouco saudáveis, como sedentarismo e má alimentação”, diz a médica.
Com o envelhecimento, a pressão arterial e o nível de colesterol tendem a aumentar. A falta de atividade física e a dieta inadequada levam ao sobrepeso e à obesidade, que também aumentam o risco cardiovascular. Aliás, a obesidade é um dos fatores de risco mais preocupantes, já que o número de mulheres obesas no Brasil cresceu 64% em 10 anos. Quando a mulher fuma e usa pílula anticoncepcional, os riscos cardiovasculares são triplicados.
 
As doenças cardiovasculares nas mulheres:
 
 
• No mundo, as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes entre as mulheres, com 8 milhões de mortes por ano. Este número é oito vezes maior do que o de mortes por câncer de mama.
• O infarto em mulheres é mais fatal do que entre os homens.
• No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres.
• Entre as brasileiras, 1 em cada 5 mulheres adultas está em risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
• Os sintomas das doenças cardíacas nas mulheres geralmente são diferentes dos sintomas nos homens. Quando o homem vai ter um infarto, costuma sentir uma forte dor no peito que irradia para os braços. Entretanto, nas mulheres também é comum sentir náusea, fraqueza, dores gástricas e falta de ar – sintomas que podem ser confundidos com outras doenças.
• Apesar do alto risco, poucas mulheres visitam o cardiologista regularmente.

 
runnersworld / imagens internet

Nenhum comentário: