Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2011

Dores na Coluna

LOMBALGIA
O que é Lombalgia? É uma dor na região lombar, independentemente  da causa. A Lombalgia pode ser classificada em dois tipos: aguda  e crônica. Ambas podem ser altamente incapacitantes para as atividades da vida diária, do trabalho, do lazer e do esporte.
Lombalgia Aguda:  é uma dor de início súbito, geralmente desencadeada por movimentos bruscos, e às vezes conhecida como lumbago.
Lombalgia Crônica: Muitas vezes tem inicio impreciso, com períodos de  melhora e piora.

Causas: Na grande maioria das vezes a lombalgia aguda é produzida por lesões nos ligamentos ou músculos da coluna, ou ainda por lesão nos discos intervertebrais. Mais raramente a causa pode ser fratura das vértebras, geralmente associada à osteoporose, defeitos congênitos, tumores ou traumas violentos. No caso de lesões de disco intervertebral, um deslocamento de estruturas pode comprimir raízes nervosas, caracterizando uma hérnia de disco, que se acompanha de dores irradiadas para uma das pernas ou para ambas, mas geralmente com uma delas mais comprometida.
Doenças infecciosas, metabólicas e tumores podem ser a causa das lombalgias crônicas. Contudo, em muitos casos a origem da lombalgia crônica é uma sobrecarga dos ligamentos da coluna, produzida por desgaste dos discos intervertebrais, defeitos congênitos, enfraquecimento da musculatura ou posturas inadequadas no trabalho ou na prática esportiva.

Tratamento: No caso da lombalgia aguda, repouso no leito, medicação analgésica e observação. Após uma investigação médica para se descobrir a origem da dor se determina o tratamento mais apropriada para cada caso. Na lombalgia crônica utiliza-se recursos como medicação, acupuntura, massagem. A Fisioterapia possui diversos recursos desde  o tratamento convencional até métodos como R.P.G, Pilates, Cadeias Musculares e outros. Corrigir os vícios posturais seja em casa ou no trabalho, levar o tratamento indicado até o fim é  fundamental  para que haja um bom prognóstico.



Veja também:

Fisioterapia com Você: Dores na Coluna II
Fisioterapia com Você: A Escoliose - parte I

Nenhum comentário: