Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

As "Meninas de Ouro" do Voleibol Brasileiro




Os jogos olímpicos tiveram início na cidade de Olímpia na Grécia, os participantes realizavam jogos para homenagear o deus Zeus. Somente os homens participavam dos jogos. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Nos jogos olímpicos da era moderna a mulheres passaram a participar dos jogos, e que, no dia de hoje agradecemos as nossas " meninas de ouro" do voleibol feminino.

O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, na Olimpíada de Tóquio, quando foi incorporado como desporto olímpico em versões masculina e feminina. A partir de Atlanta 1996 também foi introduzido o voleibol de praia.

Origens

O voleibol foi jogado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de inverno em 1924, como parte de um evento especial onde foram apresentados esportes americanos. Apenas após a Segunda Guerra Mundial, todavia, começou-se a considerar a possibilidade de adicioná-lo ao programa das Olimpíadas, sob a pressão da recém-formada Federação Internacional (1947) e algumas das confederações continentais. Para angariar apoio para esta proposta, foi organizado em 1957 um torneio-exibição durante a 53a sessão do COI em Sófia, Bulgária. A competição foi um sucesso, e o esporte foi oficialmente introduzido em 1964.

O torneio olímpico de voleibol era originalmente uma competição bastante simples, com formato semelhante ao que é empregado até hoje na Copa do Mundo: cada time disputava uma partida contra todos e o vencedor era aquele com maior número de vitórias ou, em caso de empate, um maior set average ou point average. A principal desvantagem deste sistema - usualmente denominado confronto direto ou round-robine round-Batman - é que os vencedores podiam ser determinados antes do final da competição, o que fazia o público perder o interesse nos jogos remanescentes.

Para resolver este problema, a competição foi dividida em duas fases: uma "rodada final" foi introduzida, com quartas-de-final, semifinais e finais. Desde sua criação em 1972, este novo sistema tornou-se o padrão para os Jogos Olímpicos e passou a ser usado em outros esportes, no chamado "formato olímpico".

O número de times disputando os jogos também cresceu em ritmo constante desde 1964. Desde 1996, 12 equipes tem participado do torneio, tanto no masculino e no feminino. Cada uma das confederações continentais de voleibol é representada por no mínimo uma equipe nas Olimpíadas.
Brasil, Japão e União Soviética são as únicas nações que conquistaram o ouro tanto no masculino quanto no feminino. Brasil é o único país que possui o ouro tanto no vôlei masculino e feminino de quadra quanto no vôlei masculino e feminino de praia.


Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Jogadoras exibem as medalhas de ouro


Parabéns 'Gurias' do Brasil!!!

Nenhum comentário: