Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

La Costiera Nostra - A Costa Amalfitana


A Costa Amalfitana é um lugar de derreter corações. Um trechinho  de menos de 100 quilômetros  entre Sorrento e Salerno por onde passa umas das estradas mais charmosas do mundo. Vindo de Roma, é possível ainda passar por Nápoles e Pompéia, um verdadeiro museu a céu aberto. Caminhar pelas ruínas de Herculano e Pompéia tendo ao fundo o famoso vilão, o Vesúvio, é parte do roteiro para quem procura a região sul da Itália.

Capri





Para os italianos, férias significam mar, e um dos seus locais preferidos  é a pequena ilha de Capri. É assim desde os tempos do imperador romano Augusto e o seu sucessor Tibério que ergueu 12 mansões ao redor da charmosa ilha. Com vista para os Faraglioni, três rochedos  que se erguem do mar e a famosa Grotta Azurra que reflete a luz do sol deixando a gruta da cor azul. Capri se tornou um paraiso turístico cheio de história.



 É pela Costiera Amalfitana que os turistas tem a visão mais espetacular da costa. Por alí passam carros e ônibus apertados por túneis e curvas que causam fortes emoções até para um acostumado corredor de formula 1.

Rumo a  Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello



Sorrento, a cidade favorita de Enrico Caruso, dá início a famosa Costiera Amalfitana. Alí estão as primeiras praias da costa.  Seguindo pela Costiera tem-se a visão da cidade mais charmosa da região: Positano. A linda cidade é vista quase que verticalmente sobre uma montanha, lembrando a forma de uma pirâmide.



Positano


Entre Positano e Amalfi, a cidade que dá nome à costa inteira, encontram-se muitas praias, pequenas jóias raras, como Furore, Praiano, Sant'Andrea, Marmoratta, entre outras. Amalfi lembra muito Positano na maneira como se coloca nas encostas. Antes de chegar a Amalfi, podemos encontrar a Gruta Esmeralda, cujas águas límpidas revelam um presépio submerso.





Ravello

No trecho final da Costiera encontra-se Ravello, dalí é possível ter uma vista mais ampla da costa. Para chegar até a cidade é preciso subir por uma estrada em caracol, que vai dar num platô, de onde pode-se ver a beleza da Costiera.




Vista da Villa Cimbrone
 

Também em Ravello é possível ver a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O auditório dito como "moderno" para os padrões do local considerado patrimônio da humanidade, leva o mesmo nome do arquiteto, em sua homenagem.





Itália com a sua Costiera Amalfitana é um daqueles lugares para se ir De Mala e Cuia!!

imagens internet


Site com informações sobre a Costa Amalfitana (em italiano):
inamalfi.com
amalfitouristoffice.it/
viajeaqui (em português)
 

Nenhum comentário: