Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os benefícios da Natação

Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos, você sabe por quê? A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.
Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o emagrecimento e a melhora na qualidade de vida. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.





Benefícios da Natação:
- Reduz o risco de episódios cardiovasculares. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.
- Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
- Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica.
- Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.
- Alivia dores causadas pela artrose.
- Sobe a auto-estima. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Reduz a dor e o risco de lesões
- Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma actividade desportiva.


Tipos de tratamento de água
Seja clorada, salinizada ou tratada com ozonização, a água necessita de rigoroso tratamento e manutenção do nível de pH para eliminar microorganismos e garantir a saúde de quem a usa.
Hoje, existem três tipos de tratamentos de água de piscinas: com água clorada, água salinizada ou tratada com ozônio. Conheça alguns dados para decidir em qual piscina se exercitará:

Água Clorada:
Basicamente há três etapas no tratamento:
1. Físico: é a limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível (filtragem, peneiração, aspiração, escovação);
2. Controle do pH: indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7);
3. Desinfecção: considerada a etapa principal do tratamento da água que garante a qualidade microbiológica, reduz a níveis considerados seguros os microorganismos presentes na água. Apesar de muitos não serem nocivos à saúde, alguns podem causar doenças e infecções (faringites, pé de atleta, micoses, conjuntivites, meningites, etc).
Os microorganismos existem naturalmente nas superfícies expostas ao ar, inclusive na água. As piscinas ficam vulneráveis às doenças causadas por alguns destes microorganismos introduzidos na água por seus usuários. Há muito tempo o cloro vem sendo utilizado como desinfetante de águas de piscinas e também de águas potáveis, com bastante sucesso. O cloro é regularmente adicionado na piscina e deve ser testado diariamente para o controle do pH da água.

Água Salinizada:
Processo que transforma sal em cloro ativo natural, mantendo o mesmo padrão de higiene, mas sem deixar a pele e os cabelos ressecados. Este processo utiliza a molécula de sal e, através de uma forte corrente elétrica, quebra-a em íons de cloro e sódio. Estes íons de cloro se combinam com a água e formam o ácido hipocloroso, que trata a água da piscina.

Água Tratada com Ozônio:
É o método mais sofisticado, que se baseia num sistema elétrico que purifica a água transformando o oxigênio do ar em ozônio, potente agente na eliminação das impurezas. Sendo um poderoso oxidante, tem uma ação desinfetante mais intensa e mais rápida do que o cloro. É o germicida mais poderoso que se conhece.
Nas piscinas tratadas com ozônio, mesmo com o cloro residual, elimina-se totalmente os desconfortos causados pelo cloro, como ardência nos olhos, pele e cabelos ressecados. Problemas como rinite ou alergias, não são potencializados porque, na verdade o real causador destes sintomas são as cloraminas, resultados da reação do cloro com a matéria orgânica (microorganismos, urina, suor, etc) presente na água.
Apesar de parecer insignificante, a qualidade da água influencia e muito sua saúde. Fique atenta ao tratamento da água da piscina que você freqüenta em que tipo de manutenção é dado e se existe uma preocupação freqüente por quem administra a piscina.

Bom mergulho!


Nenhum comentário: