Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

 Ao chegar à 58ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre ocupa novamente a Praça da Alfândega e o Cais do Porto (Área Infantil e Juvenil), com a expectativa de receber mais de 1,7 milhão de visitantes.
 
 .
 
 
Foi sob o slogan “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo” que nasceu a Feira do Livro de Porto Alegre, em 1955. A partir do esforço de um grupo de livreiros, mobilizados pelo jornalista Say Marques, que havia visitado uma feira semelhante na Cinelândia, no Rio de Janeiro, 14 barracas foram instaladas na então denominada Praça Senador Florêncio, hoje Praça da Alfândega. Foi a primeira vez que os livros ocuparam o espaço embaixo dos jacarandás floridos, no coração da capital gaúcha.


A ideia de vender livros ao ar livre era justamente para quebrar o tabu de que a livraria era um lugar de elite. Os livreiros queriam popularizar o livro e incentivar a leitura, e, aos poucos, o objetivo foi alcançado. Logo na segunda edição, em 1956, surgiram as sessões de autógrafos. A iniciativa que começou de maneira informal, para aproximar escritores e leitores, se transformou em uma das principais atrações.
No decorrer dos anos, muitas tradições se mantiveram, outras se renovaram, a Feira ampliou os seus limites, consolidou a sua programação cultural e modernizou-se. Hoje, é reconhecida nacional e internacionalmente como o maior evento do gênero a céu aberto nas Américas.
Em 2006, a Feira do Livro recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República.
Em 2010, foi registrada como patrimônio imaterial da cidade de Porto Alegre pela Secretaria Municipal de Cultura.



Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa os interesses do setor editorial e livreiro gaúcho. A entidade atua de forma independente e tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura regional.
Em 1955, foi fundada a seção RS da Câmara Brasileira do Livro (CBL), um braço da instituição nacional criada especialmente em função da Feira do Livro de Porto Alegre, cuja primeira edição foi realizada nesse mesmo ano.
A seccional, que era presidida desde a fundação por Henrique Bertaso, diretor-presidente da Editora e Livraria do Globo, aglutinava livreiros e editores locais, bem como representantes de editores de outros estados.
Oito anos depois, em 1963, foi fundada a Câmara Rio-Grandense do Livro, que teve como primeiro presidente o próprio Bertaso. No entanto, embora mantivesse a mesma estrutura e funcionários, a CRL nasceu como um órgão distinto e independente da CBL. Desde então, a entidade vem trabalhando no sentido de desenvolver cada vez mais o mercado editorial gaúcho e aproximar a população da leitura.


Porto Alegre uma capital cultural


.

Porto Alegre, capital mais ao Sul do Brasil, foi fundada na segunda metade do século 18, com a chegada de casais açorianos que vieram colonizar a região. Os primeiros a chegar fixaram residência às margens do Guaíba, um dos cartões-postais da cidade. Com o passar dos anos, Porto Alegre cresceu e alastrou-se em direção às zonas sul e norte. Hoje, ocupa uma área urbana de mais de 160 quilômetros quadrados e possui uma população de cerca de 1,4 milhão de habitantes.
É reconhecida por ser uma das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida e, também, uma mais arborizadas, tendo corredores verdes, praças e parques. Os jacarandás e ipês, quando floridos durante a primavera, são uma marca registrada da cidade e da Praça da Alfândega, que abriga a Feira do Livro. A cultura é outro ponto forte de Porto Alegre, que conta com diversos centros, museus, bibliotecas e espaços para manifestações artísticas. Além de todo o aparato cultural oferecido, a capital gaúcha é um polo industrial, comercial e tecnológico. A Feira do Livro é a oportunidade para (re)descobrir recantos e encantos da cidade.

A Feira do Livro ocorreu do dia 26 de outubro a 11 de novembro na Praça da Alfândega.


Para mais informações sobre a Feira do Livro em Porto Alegre, acesse o site:

www.feiradolivro-poa.com.br/

Nenhum comentário: