Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aurora Boreal





A aurora boreal é fenômeno natural que pode ser observado nos céus noturnos das regiões polares, mais comumente em localidades acima do círculo polar ártico.
As "Luzes do Norte" se originam no sol, sendo partículas de radiação emitidas pelas explosões que ocorrem na sua superfície. Os elétrons desta radiação viajam pelo espaço e ao passarem pela Terra são atraídos pelos campos magnéticos que se localizam nos polos. Ao entrarem em contato com o topo da atmosfera daquelas regiões, os elétrons se chocam com partículas de hidrogênio e oxigênio, emitindo luz, formando o que conhecemos como aurora boreal.
Como nos disse um conhecido Físico e especialista em Aurora Boreal da Universidade de Tromso: "A Aurora é um doce sopro vindo do sol" .
Por vezes ela é muito forte, em outras é uma tênue luz verde manchando o céu, mas ter contato com o fenômeno é uma experiência única, para poucos, algo que você guarda para o resto de sua vida.
( geotrip )
 
 
 

 

 

 
 
"Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo que emitia de contínuo labaredas, e um resplendor ao redor dela; e do meio do fogo saía uma coisa como o brilho de âmbar." Ezequiel 1:4
 
 
imagens internet

Nenhum comentário: