Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Crioterapia



Crioterapia é um grupo de diversas técnicas e procedimentos na Fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo.
Knight define crioterapia como "terapia com frio" a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim a temperatura dos tecidos. Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma, liquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo industralizado a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local, promovendo uma diminuição das necessidades de oxigênio pela célula. Para que seja atingido o resfriamento muscular em indivíduos magros, necessita-se de um tempo curto, sendo que em obesos o período de aplicação deve se prolongar. Isso implica que o tecido adiposo serve como isolante térmico dificultando o resfriado do mesmo.
 
É aplicada ao corpo através de métodos como: spray (todos os tipos), cubos de gelo, compressas, criomassagens,crioalongamento, criocinética, aparelhos dentais e imersão.
Crioterapia é uma técnica utilizada para destruição de lesoes dos orgãos e da pele, sejam elas benignas ou não, pré-malignas e malignas, através de congelamento. A destruição ocorre por formação de cristais de gelo intra e extracelular levando a uma série com reações como alterações osmóticas, dano às membranas celulares e à microcirculação da pele.
Criocirurgia é o termo mais atual quando se usa uma substância refrigerante, como o nitrogênio líquido o qual é aplicado por meio de pistola spray.
 
 
 
A crioterapia serve para tratar diversas lesões ortopédicas tomo entroses, pancadas e marcas roxas, por exemplo. Sendo também indicada para alcançar fins estéticos como acabar com a flacidez e proporcionar o congelamento da gordura corporal facilitando sua remoção. Pode ainda ser utilizada para remover verrugas simples, sem deixar marcas.
Quando um local está inflamado, é normal que ele esteja inchado, vermelho e quente, com o uso da crioterapia haverá uma diminuição destes sinais flogísticos, facilitando a recuperação da lesão.
 
O tempo de contato do gelo com o corpo nunca deverá ser maior de 20 minutos. Se isso acontecer há o perigo de ocorrer queimaduras na pele.
 
 
wikipedia / imagens internet

Nenhum comentário: