Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Seja adepto da "segunda-feira sem carne"

salada.jpg

Ninguém precisa virar vegan ou vegetariano para ajudar a controlar os impactos que a produção de carne causa no planeta. Mas se muitas pessoas adotarem a ideia ao menos uma vez por semana e evitarem o consumo de carne nesse dia, certamente isso fará a diferença.
O projeto segunda-feira sem carne foi criado pelo músico Paul Mccartney em 2008, com o objetivo de estimular as pessoas a trocarem as refeições da segunda-feira por opções mais verdes.
 
E a preocupação não é à toa. A Bloomberg fez um gráfico mostrando a relação entre a produção de carne e a emissão de CO2 no planeta. Confira:
  • 1kg bife = 34,6 kg CO2
  • 1kg carneiro = 17,4 kg CO2
  • 1kg porco = 6,35 kg CO2
  • 1kg frango = 4,57 kg CO2
 
 
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. www.ecodesenvolvimento.org/

 

Segundas-feiras sem carne: uma proposta para ajudar o mundo
 
meat-capa.jpg
 
Desde 2008, o astro Paul MacCartney está engajado em uma campanha que pretende reduzir o consumo mundial de carne. Para isso, ele estimula as pessoas a trocarem as refeições da segunda-feira por opções mais verdes. Batizada de “Segunda sem carne”, a campanha já ganhou adeptos em todo o mundo que escolheram um dia da semana para ajudar a salvar o planeta.
A campanha incentiva a redução do consumo de carne como medida capaz de ajudar a combater diversos problemas, especialmente o aquecimento global. Uma pesquisa da Food Climate Research Network apontou que entre 20 e 30% das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global são causadas pela produção de alimentos, especialmente de carne.
Como todos os ruminantes, as vacas estão constantemente emitindo metano (um gás do efeito estufa que é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono) por ambos os lados. Assim como os bovinos, porcos, cabras e ovelhas também contribuem para o aquecimento global. Isso sem falar das emissões geradas pela produção de ração e fertilizantes e a derrubada de florestas para criação de pasto.
Apesar da necessidade de reduzir o consumo de carne, não é isso o que vem acontecendo. Segundo dados da campanha, entre 1961 e 2007 a população mundial duplicou, enquanto que o consumo de carne vermelha quadruplicou e o de aves aumentou em10 vezes.
Por isso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) incluiu o setor pecuário como “um dos dois ou três mais significantes contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todas as escalas, desde a local até a global”.
 
 
meat-2.jpg

 
“Para construir um mundo melhor no futuro todos nós precisamos mudar o nosso estilo de vida hoje. Nem todas as mudanças que teremos que fazer serão fáceis; e nem todas as mudanças fáceis terão grandes resultados. Mas transformar apenas um dia da semana em um dia sem carne, é uma pequena ação que pode fazer uma grande diferença”, afirmam.
Além de fazer bem ao planeta, a campanha salienta outros benefícios da redução do consumo de carne, como o alívio da escassez de alimentos no mundo, já que a produção de carne está tomando o lugar de outros alimentos, melhoria a saúde dos consumidores, e a diminuição da crueldade nos criatórios e abatedores de todo o mundo.
"Muitos de nós nos sentimos impotentes diante dos desafios ambientais, e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável", disse McCartney.
“Um dia na semana sem consumir carne é na verdade uma chance que todos temos de fazer algo significativo e que vai no coração de várias questões importantes, como política, meio ambiente e ética de uma só vez. Isso não se trata apenas de poluição, mas também de saúde, tratamento ético dos animais, fome mundial e ativismo político e social”, conclui.

E ai, topa um dia da semana sem carne?
 
 
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons

Nenhum comentário: