Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Museus do Chocolate pelo Mundo


Com a aproximação da Páscoa vale dar uma passeadinha nos maiores e mais saborosos  museus do chocolate do mundo. Um giro com muito sabor!


Os Astecas e os Maias foram os primeiros povos a transformar o cacau em bebida dos deuses, consumida em cerimônias religiosas. O fruto foi levado pelos espanhóis à Europa devido ao seu valor nutritivo. Mas a ideia de criar o irresistível chocolate que derrete na boca foi dos suíços, que misturaram o cacau ao leite. Não é à toa que o país é considerado um dos melhores fabricantes do mundo.



                Choco-Story (Bélgica)
Choco-Story (Bélgica)

  Quase mil objetos expostos em três espaços remontam a história da origem e da evolução do chocolate, além de revelarem detalhes do processo de produção e das características típicas do produto na Bélgica. A visita termina com vídeo e degustação de chocolate. O museu fica no prédio histórico Huis de Crone, erguido em 1490, e tem unidades em Paris e em Praga.
 

 
O Reino do Chocolate (Gramado/RS - Brasil)
 
 
Salas interativas reconstroem a história do chocolate no museu de 1,6 mil metros quadrados. O passeio inclui mini fábrica, túnel do tempo, sala da pirâmide asteca que conta a crença daquele povo no Deus Quetzalcóatl, que teria dado a eles as primeiras sementes de cacau, além da galeria da história e outros ambientes interativos.
 

 
Museum Of Cocoa and Chocolate (Bruxelas)
 

 Por meio de painéis explicativos, objetos e vídeos, os visitantes conhecem a história dos Astecas e dos Maias, os primeiros povos a usar o cacau há milhares de anos, além de descobrir como o fruto chegou à Europa. Todos os dias também há demonstrações de como é feito o chocolate. www.mucc.be
 

 
Museu de Chocolate Cadbury World (Reino Unido)
 
Cadbury Factory

Inaugurado em 1990, o museu inglês criado pela empresa Cadbury foi projetado para tour interativo sem guia, cuja duração é de três horas. O amplo espaço tem jogos eletrônicos, painéis sensíveis ao toque, vídeos explicativos com efeitos especiais e 15 áreas com decoração cenográfica.  www.cadburyworld.co.uk
 

 
Hershey’s Chocolate World (Pensilvânia, EUA)
 
 

O museu tem unidades em Nova York, Chicago, Xangai, Dubai e Cingapura, mas o Hershey's World na Pensilvânia é o maior e mais antigo museu de chocolate da marca. O tour começa com a colheita do cacau, passa por diversos ambientes tematizados e interativos - alguns com carrinhos -, até chegar ao produto final da Hershey's. O visitante também pode fazer seu próprio chocolate com equipamentos de fábrica e opções variadas de recheios, além de desenhar uma embalagem customizada para o produto e levá-lo para casa.
 site da Hershey’s

 
 
Musée les Secrets du Chocolat (França)
 
 
O passeio pelo museu começa em uma sala de conferência, onde é exibido um filme sobre o cacau e o chocolate. Logo após, o visitante faz uma viagem pelo tempo num espaço com cenários que remetem ao período dos Astecas e passa por uma exposição de máquinas antigas que eram utilizadas para triturar os grãos e produzir a manteiga de cacau. No final do tour há um workshop para demonstrar como é feito o chocolate artesanal. 
 

 
Museu de la Xocolata (Barcelona)
 

Inaugurado em 2000, o espaço de 600 metros quadrados está localizado no edifício histórico do convento de Santo Agostinho. O Museu de La Xocolata apresenta um passeio não apenas pela história, mas também pelo valor simbólico, cultural, econômico e nutritivo do chocolate. Objetos históricos e espaços cenográficos e interativos compõem a atmosfera do local, onde os visitantes podem degustar chocolate, ver esculturas, imagens e vídeos.

 
 
Museu de Chocolate em St. Stephens (Canadá)
 


  Aberto em 1999, o museu conta a história dos irmãos fundadores da Ganong Bros. Ltd., a mais antiga fabricante de doces do Canadá, fundada em 1873. Além de equipamentos e caixas antigas de chocolates, estão disponíveis aos visitantes computadores com displays interativos que contam sobre o processo de fabricação do chocolate.

 
 
Imhoff Schokoladen Museum (Colônia, na Alemanha)
 


Feito de vidro e metal, o prédio de 1993 foi projetado para parecer um navio ancorado à margem do Reno, próximo à parte antiga da cidade. Na entrada do Schokoladen Museum há uma fonte de chocolate de três metros onde se pode mergulhar waffles e experimentar o doce quente derretido. Na jornada que conta a história do chocolate, os turistas podem ver verdadeiras árvores de cacau e as máquinas da fábrica. Entre os destaques, há a exibição de vídeos, spots e pôsteres com a trajetória das propagandas de chocolate feitas desde 1926.
 


 
Fonte: viajeaqui / Imagens Internet

Nenhum comentário: