Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Dia Internacional da Síndrome de Down



Colegas é uma divertida comédia brasileira que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

 
 
 
 
[Com certeza ver o quanto é importante tratar estas pessoas com carinho, amor, segurança e mostrar que elas não são diferentes mas especiais, faz toda a diferença! Aqui dois filmes que mostram que quando uma pessoa especial é bem amada e direcionada dentro do contexto social, ela pode contribuir de diversas maneiras para com a sociedade, inclusive nas telonas!. Que Celebridades!]


O Oitavo Dia



 O portador da síndrome de Down  é caracterizado pelo excesso de material genético proveniente do cromossomo 21. Seus portadores apresentam três cromossomos 21, ao invés de dois, por isto a síndrome de Down é denominada também trissomia do 21.
Os portadores da síndrome de Down apresentam algumas característica como, por exemplo: perfil achatado, orelhas pequenas com implantação baixa, língua grande, protrusa e sulcada, atraso mental, hipotomia muscular entre outras.
Um dos primeiros problemas vivenciados pelos portadores de necessidades especiais, diz respeito à família. Este filme aborda as relações familiares, como tema o ciúme da irmã devido ao tempo que a mãe passa com o irmão, bem como a administração dos sentimentos, como o excesso de carinho e a superproteção, que pode se tornar um empecilho para o desenvolvimento social e até mesmo intelectual, pois este comportamento impede a criança de participar de atividades que podem estimulá-la de forma considerável.
  O filme também aborda  como o nosso meio social desconsidera as pessoas especiais, como se elas não tivessem desejos, vontades, gostos e sonhos.

O Oitavo Dia é uma lição de aprendizado e de como deveríamos dar mais atenção e carinho à essas pessoas tão especialmente maravilhosas!

Nenhum comentário: