Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

Hipertireoidismo X Hipotireoidismo

 
 
 
Quando Ronaldo Luís Nazário de Lima deixou o campo após 15 minutos de jogo, era um amistoso da Seleção Brasileira de Futebol contra a Romênia, em junho de 2011, ele saiu pelas laterais do gramado cansado, mancando e exibindo uma forma roliça que há muito vinha sendo atacada pela imprensa esportiva: estava 20kg acima do peso.
Mas as críticas ao maior artilheiro em Copas do Mundo começaram a diminuir ainda em fevereiro, quando o camisa 9 anunciou a aposentadoria à imprensa e avisou: sofria de hipotireoidismo, o que explicaria o peso alto. Porém, segundo as informações científicas, o peso elevado pode não estar diretamente relacionado com a glândula tireoide, mas muito mais pelo fato da má-alimentação e sedentarismo, já que em média o que se ganha seria em torno de 3 a 5 quilos. Atente para  as informações sobre essa importante glândula.
 
 
A Glândula Tireoide
 
A Tiroide  ou tireoide (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia) e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireoide também produz o hormônio calcitonina,  que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula  (Wikipédia).
 
 
Mas o que seria o hipertireoidismo?

Os sintomas 
            
O hipertireoidismo é mais comum em mulheres, geralmente na faixa entre os 20 e os 40 anos. Os sintomas podem ser assustadores, principalmente se a pessoa afetada não tem ideia do que está acontecendo a ela.
Pessoas com hipertireoidismo têm excesso de hormônio tireoidiano porque sua tireoide produz mais hormônios que o normal. Isso faz com que todos os processos do corpo funcionem de forma acelerada. O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que se encontram aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH (que se encontra diminuído).
 
Alguns dos sintomas são:

 
 
- fraqueza muscular - dificuldade em subir escadas ou levantar coisas pesadas;
- tremores nas mãos;
- batimentos cardíacos acelerados (taquicardia);
- fadiga e cansaço fácil;
- perda de peso importante, mesmo alimentando-se de forma normal;
- fome excessiva;
- diarreia ou aumento do número de evacuações;
- irritabilidade, agitação, ansiedade;
- insônia;
- problemas nos olhos (irritação, ardência ou dificuldades para enxergar);
- irregularidade menstrual;
- suor excessivo e sensação de calor exagerado;
- infertilidade.
 
Quais são as causas do hipertireoidismo?
 
A causa mais comum de hipertireoidismo é a chamada Doença de Graves (lê-se: “greives”), que recebeu esse nome em homenagem ao médico que a descreveu em 1835, Dr. Robert Graves. Essa doença ocorre quando o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide. Esses anticorpos exercem um efeito semelhante ao do hormônio que regula o funcionamento da tireoide, o TSH, e levam ao crescimento e ao funcionamento exagerado da glândula. É frequente o acometimento familiar na doença de Graves, atingindo mais de um membro da mesma família. Um dos sintomas mais dramáticos da doença de Graves pode ser a alteração dos olhos que acontece junto com o hipertireoidismo. Quando isso acontece, a pessoa pode ter um inchaço atrás dos olhos que os empurra para a frente, fazendo com que estes fiquem parecendo maiores e mais saltados. Muitas vezes os olhos ficam constantemente irritados e vermelhos. Pode acontecer piora da visão.

 
Outras causas de hipertireoidismo são:

- alguns nódulos de tireoide
- bócio multinodular, uma doença que acontece em pessoas mais idosas, geralmente com tireoides aumentadas há muitos anos;
- tireoidite subaguda, que é a inflamação dolorosa da tireoide, devido a uma infecção viral que destrói parte da tireoide e lança no sangue o hormônio que estava armazenado dentro da glândula. A inflamação melhora espontaneamente dentro de alguns dias ou semanas, e o hipertireoidismo também melhora;
- tireoidite linfocítica e tireoidite pós-parto: são tipos de inflamação indolor da tireoide que podem levar a uma descarga de hormônios tireoidianos no sangue e a um hipertireoidismo de curta duração;
- ingestão de hormônio tireoidiano em excesso, para tratamento de hipotireoidismo ou como componente de outras medicações (por exemplo,fórmulas” para emagrecer).


Curiosidade
 
 

Doença de Graves, encontrada no afresco O Juízo Final, pintado na parede do altar da Capela Sistina pelo artista Michelangelo Buonarroti. O que demonstra que a doença já existia 300 anos antes da primeira descrição da  tireoide associada à oftalmopatia em 1835.
 


O que é hipotireoidismo?
 
Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireoide (“tireoide preguiçosa”). O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide. Ocorre mais frequentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial (atingir vários membros de uma mesma família).
 



 
Os sintomas
 
O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireoide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos. Por isso, os sintomas do hipotireoidismo incluem:
  1. cansaço excessivo;
  2. desânimo, ou até mesmo depressão;
  3. raciocínio lento;
  4. fala arrastada;
  5. sensação de frio excessivo;
  6. ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  7. pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  8. inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  9. pouca sudorese;
  10. intestino preso e digestão lenta;
  11. irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  12. infertilidade;
  13. batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  14. aumento do colesterol.

Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Ou seja, vários outros problemas de saúde podem causar sintomas bastante semelhantes aos do hipotireoidismo. Por isso, algumas vezes os sintomas são atribuídos a outras doenças que podem apresentar algumas manifestações semelhantes, tais como: anemia, depressão e deficiência de vitaminas, e o diagnóstico de hipotireoidismo pode ser feito anos após o início das queixas do paciente. Felizmente, hoje em dia os médicos conhecem melhor as características do hipotireoidismo e fazem o diagnóstico mais precocemente.
 
Quais são as causas do hipotireoidismo?
 
Nos adultos, a causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto, ou simplesmente doença de Hashimoto. Nessa doença, o sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) ataca a glândula tireoide e causa dano a essa glândula, comprometendo a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos. Por isso, a doença de Hashimoto faz parte de um grupo de doenças chamadas autoimunes.
O hipotireoidismo pode ser causado também por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da tireoide produzir hormônio, como, por exemplo: o uso de iodo radioativo (para tratamento de hipertireoidismo, que é o oposto do hipotireoidismo) ou a cirurgia, com retirada parcial ou total da tireoide (para tratamento de outros problemas nessa glândula).
 
Outra causa de hipotireoidismo, bastante rara, é a presença de alguma doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH, o hormônio que estimula o funcionamento da tireoide. Algumas medicações também podem levar à redução da produção ou da ação dos hormônios tireoidianos e, portanto, provocar hipotireoidismo (por exemplo: amiodarona, xaropes para tosse contendo iodo, carbonato de lítio).
Há casos, ainda, em que a tireoide não se desenvolve adequadamente e a criança apresenta deficiência de hormônios tireoidianos desde o nascimento; é o chamado hipotireoidismo congênito, que geralmente é diagnosticado já no berçário através do teste do pezinho.
 
Quais as consequências do hipotireoidismo?
 
Em adultos, o hipotireoidismo (se não for tratado corretamente) leva a uma significativa redução da sua performance física e mental, além de poder causar elevação dos níveis de colesterol, que aumentam as chances de algum problema cardíaco. Além disso, o hipotireoidismo severo, sem tratamento, pode evoluir ao longo do tempo até uma situação dramática e com grande risco de vida, o chamado coma mixedematoso, que se apresenta como redução da temperatura corporal, perda de consciência e mau funcionamento do coração.
O diagnóstico de hipotireoidismo é especialmente importante quando é feito durante a gestação, pois a falta de hormônios tireoidianos pode afetar profundamente o desenvolvimento do bebê, provocando retardo mental e atraso do crescimento. No entanto, esses problemas para o bebê são prevenidos pelo tratamento precoce da mãe com a reposição de hormônio tireoidiano.
 
 Para mais informações sobre a tireoide e tratamento, clique no site abaixo:
 
www.portalendocrino.com.br

imagens internet

Nenhum comentário: