Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

As Câimbras

 

 
 
Caimbra, cãibra ou câimbra que ocorre nas pernas, principalmente na panturrilha, é uma contração súbita, de curta duração.

A câimbra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos, podendo atingir um ou mais músculos de uma vez. Elas podem estar associadas  há uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos.

As Câimbra podem ocorrer durante ou após o esforço físico, principalmente em atividades físicas vigorosas.

Outra causa comum é a desidratação ou desequilíbrio mineral, especialmente a hipopotassemia (carência de potássio).
 
A câimbra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à câimbra.
 
 
Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral), podendo ocorrer em qualquer músculo de controle voluntário. Exemplo os músculos da panturrilha.



É habitual estas pessoas apresentarem a chamada câimbra noturna idiopática (sem causa aparente).

São indivíduos normalmente com história familiar de câimbras e que não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro.


 
 A câimbra inicia quando o cérebro envia impulsos elétricos para um músculo se contrair. Quando o músculo está relaxado, há uma diferença de potencial elétrico entre o exterior e o interior das fibras musculares.

Essa diferença se deve à presença de sódio no lado de fora e de potássio na superfície.

Ela pode estar relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.
 
São necessárias boas condições de oxigenação para evitá-las. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam a câimbras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.
 
Portadores de diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbras.
 
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a preveni-las.

 
 
Contra as câimbras dos esportistas, praticando o esporte sem sapatos deve-se colocar os pés em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática.
 
O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se.
 
Aplicação de calor no local.O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.
 
Contra as câimbras noturnas, o uso de uma pequena almofada antiestática, que ajuda a eliminar o excesso de eletricidade estática responsável pelas mesmas, tem sido bem empregada.

Nenhum comentário: