Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Máscara respiratória para as crises epiléticas em 20 segundos

Máscara respiratória será testada em pacientes com doença epiléptica

Equipamento tem potencial para prevenir e conter as crises convulsivas apenas através da regulação da respiração


Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, desenvolveram uma máscara respiratória que pode revolucionar o tratamento de crises epilépticas.
O equipamento tem potencial para prevenir e conter as crises epilépticas apenas através da regulação da respiração.
A máscara respiratória, desenvolvida pelo estudante de doutorado Troels Johansen, vai, agora, ser testada em pacientes com doença epiléptica.
De acordo com os pesquisadores, a máscara tem potencial para parar um ataque epiléptico em 20 segundos, enquanto outras drogas levam até 5 a 10 minutos antes de funcionar.
Por meio de um saco de re-inalação e uma membrana especial, a máscara aumenta a quantidade de dióxido de carbono no ar inalado, sem que o paciente fique sem oxigênio. Isto tem um efeito imediato sobre o sistema nervoso e para o ataque epiléptico. Porque quanto mais convulsões, maior o risco de danos.
A máscara respiratória, chamada BalancAir, recebeu um prêmio por causa de seu grande potencial.
"O júri salientou que é um produto inovador, que é único no tratamento desta doença e, portanto, tem um enorme potencial de mercado", afirma Johansen.
A máscara está prestes a ser testada clinicamente em colaboração do Aarhus University Hospital em um grupo de pacientes com diferentes tipos de epilepsia.
 
 

Nenhum comentário: