Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dorsalgia

 




Dorsalgia é a dor sentida nas costas, na região dorsal ou torácica, que pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral. Esta dor pode ser tanto constante como intermitente, bem como permanecer num lugar ou deslocar-se ou espalhar-se para/por outras regiões.

Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial desenvolvam a dorsalgia em alguma fase das suas vidas. Porém, a dorsalgia não costuma ser incapacitante.


Um pouco de Anatomia

coluna vertebral, ou espinha dorsal, é formada quase sempre por 33 e eventualmente 32 ou 34 vértebras que são ligadas por articulações.
 
Quando é vista de frente a coluna vertebral é reta, e quando vista de lado forma quatro curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses) e duas delas com a concavidade virada para a frente (cifoses). Temos assim a lordose cervical (localizada no pescoço), a cifose torácica (ao nível das costelas), a lordose lombar (ao nível do abdômen) e por fim a cifose sacrococcígea, ao nível do sacro e do cóccix.
 
 
É correto afirmar que a coluna vertebral não é totalmente flexível, mas sim, somente 75% desta, (sendo a coluna dorsal a menos móvel), as vértebras cervicais (7), vértebras torácicas (12) e vértebras lombares (5). As demais regiões, Sacro (5 vértebras fundidas) e o Cóccix (4 vértebras fundidas), são imóveis.
 
As cifoses são curvaturas primárias e são desenvolvidas durante o período embrionário, as lordoses são chamadas de curvaturas secundárias pois são desenvolvidas conforme se assume a postura ereta.
 
 
A Dorsalgia pode ser do tipo:
 
Traumático: músculo-esquelético  


A dorsalgia traumática é o principal fator etiológico. Nesta categoria incluímos os quadros de distensões músculo ligamentares, contusões e fraturas.

A história de trauma, esforço físico exagerado e atividade laborativa em posições anormais são freqüentes e auxiliam no momento da avaliação. Ficar muito tempo usando o computador, ler deitado, ficar muito tempo com braços elevados, como limpar armários  são bons exemplos da causa da dorsalgia.
 
A evolução do quadro se estende por um período curto, de 5 a 7 dias, e há alívio significativo com o repouso, medicação sintomática e antiinflamatórios. As fraturas costais costumam promover dor por um período de 3 a 4 semanas.

Na ausência de melhora clínica ou dor muito intensa torna-se necessária investigação complementar com estudos por imagem: tomografia ou ressonância magnética. As dores músculo-esqueléticas dorsais acarretam perda de atividades laborativas e ônus econômico à sociedade.

No momento da avaliação inicial é importante termos em mente que o sintoma dor não é específico do aparelho músculo-esquelético-articular e que apenas expressa irritação localizada. A mesma topografia de dor pode ser enganosa ao identificar o ponto de origem do problema patológico, devido a presença de uma dor referida.
 

Degenerativo

A espondilose é um processo que afeta todos os níveis da coluna vertebral. Caracteriza-se por alterações degenerativas progressivas dos discos intervertebrais, corpos vertebrais, facetas articulares e estruturas cápsulo-ligamentares.

Os leigos conhecem esta situação como “desgaste da coluna e/ou bicos de papagaio”.


Metabólico

A principal causa metabólica de comprometimento da coluna vertebral é a osteoporose, nesta patologia há uma diminuição da massa óssea e um aumento da suscetibilidade à fratura.

A osteoporose pode ser responsável por fraturas típicas da coluna vertebral dorsal ou micro fraturas determinando dorsalgia e cifose torácica progressiva com risco adicional para novas fraturas e dor.

O tratamento das fraturas é feito com coletes e, o da doença osteoporótica, com a eliminação dos fatores de risco, cálcio, vitamina D, calcitonina e bifosfonados.


Tumores

Os tumores benignos e malignos podem ser causa de dorsalgia. Os tumores ósseos primários, em nível da coluna vertebral, são raros em contraste com os metastáticos que são muito comuns.

A dor neoplásica é frequentemente referida na topografia da coluna vertebral, piora a noite, despertando o paciente. A dor não tem características mecânicas. Não há correlação com atividades e não alivia com o repouso.


Boa parte dos problemas de dor nas costas pode ser resolvida por atitudes simples, como dormir em colchão mais firme e com um travesseiro adequado ou sentar-se, preferencialmente em cadeiras de encosto reto. Pesos só devem ser erguidos a partir de uma postura agachada, mantendo-se as costas retas. Caminhar com as costas retas e mantendo o peito ligeiramente elevado, contribui para uma melhoria da postura física e da própria aparência pessoal.

Existem uma grande variedade de tratamentos para dores nas costas, que incluem aplicações de bolsas térmicas geladas ou de água quente nas regiões doloridas, medicações, injeções, exercícios físicos, etc. Somente uma minoria (estimados entre 1% e 10% dos casos) necessita de cirurgia.

A Reeducação Postural Global (R.P.G.) é uma técnica da Fisioterapia bem empregada para os casos de dorsalgia, com melhoras visíveis já nas primeiras sessões. O método Pilates também tem sido bem utilizado como recurso para alivio da dor.

O médico ou o fisioterapeuta pode recomendar exercícios mais específicos para  ajudar a fortalecer os músculos das costas e abdominais.


Tenha sempre em mente: A Prevenção é o melhor remédio!
 

 
Fonte principal: doresnacoluna

2 comentários:

Anônimo disse...

Você retirou a informação do http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorsalgia?

Marcia Machado disse...

olá! Apesar das informações contidas neste link estarem muito boas, não as retirei dali.Elas vieram de alguns livros meus "de cabeceira " da fisioterapia e de anos de prática dentro da área da ortopedia. Obrigada por participar deste blog, qualquer duvida estou a disposição!