Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Dia da Amazônia




A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa um território muito extenso e tem uma variedade de animais, plantas e rios tão grande que ajuda a controlar o clima na terra.

 Lá estão 50% de todas as espécies do planeta. Estima-se que a região possui:

- 50 mil espécies de plantas.
 
 
PLANTAS E FLORES PARA TODOS OS GOSTOS
Estima-se que existam na Amazônia mais de 5 milhões de espécies vegetais. Desse total, apenas 30 000 foram identificadas. Mesmo assim, elas representam 10% das plantas que há em todo o planeta.
 

- 3 mil espécies de árvores.

- 1.200 espécies de aves.

- 320 espécies de mamíferos.
 
 
O MACACO-INGLÊS
O uacari-branco só existe na reserva de Mamirauá, no Amazonas. O apelido vem do corpo branco e da cara vermelha, como um europeu que torrou sob o sol da Amazônia.
 
- 3 mil espécies de peixes.

- 400 espécies de anfíbios.
 
 
O REINO DOS SAPOS
Apenas uma região da Amazônia, o Alto Juruá, tem mais de 140 espécies de sapo.
 
- 300 espécies de répteis.

- 10 milhões de espécies de insetos.
 
O tamanho da nossa floresta  impressiona. Abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, ela possui a maior biodiversidade do planeta e guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.
 
Esta maravilha encontra-se aqui mesmo dentro do nosso país. Apesar do interesse da maioria em querer a preservação da Amazônia, parece que as medidas são pouco efetivas, pois o desmatamento segue à proporções alucinantes. Uma minoria sedenta por lucros ainda domina e o descaso continua.
 
Segundo o Greenpeace, há 40 anos, a floresta estava praticamente intacta, cobrindo com um tapete verde metade do território brasileiro, concentrando-se na região norte do país. Hoje, 18% do bioma já foi perdido em nome de um modelo predatório de desenvolvimento.
 
 
Veja notícias sobre desmatamento em: greenpeace
 
 

Nenhum comentário: