Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O Tempo e o Vento

 

Estreia hoje nos cinemas brasileiros o filme dirigido por Jayme Monjardim, O Tempo e o Vento, baseado na maior obra do gaúcho Erico Veríssimo. Hoje é comemorado o dia da Revolução Farroupilha, onde parte do épico foi inspirado.

O Tempo e o Vento é uma série literária do escritor brasileiro Érico Veríssimo. Dividido em O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1961), o romance conta uma parte da história do Brasil vista a partir do Sul - da ocupação do "Continente de São Pedro" (1745) até 1945 (fim do Estado Novo), através da saga das famílias Terra e Cambará. É considerada por muitos a obra definitiva do estado do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil.
 
Os sete capítulos de O continente (A Fonte, Ana Terra, Um Certo Capitão Rodrigo, A Teiniaguá, A Guerra, Ismália Caré e O Sobrado) podem ser lidos de diversas formas. Uma delas é a história da formação da elite rio-grandense, que culminará na Revolução Federalista de 1893/95. As lutas pela terra, as guerras internas (Farroupilha, Federalista) e externas (Guerra do Paraguai, Guerra contra Rosas) marcam definitivamente a vida e a personalidade daqueles gaúchos e ecoam de forma muito forte ainda hoje na identidade do Rio Grande do Sul. (Wikipédia)
 
Seis anos depois da publicação do último tomo de O Arquipélago, O Tempo e o Vento ganhou sua primeira adaptação em 1967. A novela foi produzida pela TV Excelsior.
 
Em 1985, Doc Comparato adaptou O Continente para uma minissérie da TV Globo.
Sob a direção do gaúcho Paulo José, O Tempo e o Vento foi dividida em quatro partes: Ana Terra, Em Um Certo Capitão Rodrigo, A Teiniaguá  e O Sobrado.
 
Agora em 2013, o filme tem como enredo principal, a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.
 
  
Veja detalhes do filme em:

Nenhum comentário: