Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

A importância da postura nas atividades resistidas




Após os anos 70, o surgimento das academias foi considerado um dos maiores fenômenos sociais em todo o mundo. Diferente do que ocorria inicialmente, quando as academias eram procuradas apenas para fins estéticos e principalmente por homens, hoje podem ser consideradas verdadeiros centros de promoção de saúde, atraindo públicos de ambos os sexos, variadas idades e com objetivos diversos.
Os movimentos corporais resultam de cadeias musculares e para que permaneçam em condição de equilíbrio, qualquer desequilíbrio deve ser compensado no mesmo plano, ou seja, a correta execução dos movimentos do corpo humano depende de uma boa postura. Logo, para uma execução adequada dos exercícios resistidos, uma boa postura é de grande importância, tanto na busca por melhores resultados quanto na prevenção de lesões, que podem ocorrer quando se executa exercícios de forma incorreta.
 
A Academia Americana de Ortopedia conceitua postura como o estado de equilíbrio dos músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentada ou deitada. Para Kendall, postura é o alinhamento esquelético ideal que envolve uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, conduzindo à máxima eficiência do corpo.
Ressalto aqui a importância de uma boa postura verificando a elevada quantidade de estudos que observam padrões posturais de pessoas praticantes de diferentes modalidades.
Embora tenhamos identificado no estudo: “Prevalência de alterações posturais em praticantes de musculação” que o treinamento resistido ainda apresenta conhecimentos baseados em “mitos”, levando muitas vezes a práticas do ponto de vista fisiológico e/ou biomecânico, as modalidades de caráter resistido já vêm se mostrando, há um tempo, uma eficiente ferramenta na melhora do desempenho do sistema muscular esquelético.
O treinamento resistido vem recebendo grande importância tanto para fins de manutenção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho esportivo e a reabilitação, o Pilates é um deles.
Mas nunca esqueça que a presença do profissional especializado da área é mais do que uma tendência de mercado, é fundamental em um investimento na qualidade dos serviços prestados, pela promoção da saúde dos clientes e pela potencialização dos resultados decorrentes do treinamento.
 

Nenhum comentário: