Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Função do Apêndice


 












O apêndice vermiforme ou apêndice cecal é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso ou cólon, e existe em muitos mamíferos. Após alguns centímetros (comumente cinco centímetros, variando de um a vinte centímetros) termina em fundo cego. Este órgão está anatomicamente localizado no quadrante ilíaco direito.
 
 
Foi descoberto no final de 2009 que o apêndice possui bactérias que podem funcionar como anticorpos para o nosso organismo. Alguns pássaros possuem na mesma localização uma bolsa ("bursa") que é responsável pela produção de linfócitos do tipo B, podendo-se supor que o apêndice seja um resquício de uma estrutura semelhante no homem.
 
Em 2007, no entanto, foi noticiado que um estudo realizado na Duke University Medical School e publicado na revista Journal of Theoretical Biology revela que a função do apêndice parece estar relacionada com a população de bactérias que habita e ajuda o sistema digestivo. Segundo Bill Parker, co-autor do estudo, o apêndice também funciona como uma fábrica de bactérias, cultivando os germes "bons".
O apêndice vermiforme é defendido pelo Dr. Howard A. Kelly, da Universidade John Hopkins, como um órgão valioso: “Ele aumenta a extensão da superfície do muco intestinal para secreção e absorção”.
 
Muitas pessoas, ao fazerem cirurgias, acabam retirando o apêndice, porque ele pode infeccionar, causando uma apendicite. Hoje em dia, estudos indicam que o apêndice faz parte do sistema imunológico, produzindo glóbulos brancos no período da infância, tendo um funcionamento semelhante ao timo.
 
 
No ser humano, a apendicite, uma inflamação no apêndice, é muito dolorosa e, se não for tratada, pode levar a uma infecção muitas vezes fatal. O "tratamento" tradicional é a remoção cirúrgica já que em alguns casos a inflamação pode levar a uma supuração do apêndice. Mas cientistas da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia fizeram experiencias que dizem que o tratamento com antibióticos é eficaz em 80% dos casos, e que esse importante órgão do sistema imunológico não deve ser extirpado levianamente como é, em que às vezes as pessoas o removem até mesmo sem ter apendicite, só por "prevenção" à apendicite.
 
 
Fonte: hojedescobri / wikipedia / imagem internet



[Ele tem uma serventia! E que serventia hein?]

Nenhum comentário: