Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Andando de trenó

Esta história é parte do livro Histórias Para Aquecer o Coração. São 50 histórias verídicas de vida, amor e sabedoria. Vou compartilhar algumas e espero que elas aqueçam o seu coração como estão aquecendo o meu. Boa leitura.



Andando de trenó

Um dia, no começo de dezembro, acordamos para descobrir uma neve perfeita, recém-caída.
- Por favor, mamãe, podemos andar de trenó antes do café da manhã? - implorou minha filha Erica, de onze anos de idade.
Quem poderia resistir? Então vestimos os casacos e nos dirigimos para a represa no campo de golfe de Lincoln Park, o único morro em nossa cidade.
Quando chegamos, o morro estava formigando  de gente. Achamos um espaço perto de um homem alto e magro e de seu filho de três anos. O garoto já estava de barriga para baixo esperando ser empurrado.
- Vamos lá, papai! Vamos lá!
- Por favor - eu disse. - Parece que seu filho já está pronto para ir.
Dito isso, ele deu um forte empurrão e lá se foi o menino! Mas não foi apenas o garoto que voou - o pai saiu correndo atrás dele a toda velocidade.
- Ele deve estar com medo que seu filho se choque contra alguém - eu disse para Erica. - É melhor nós também tomarmos cuidado.
Assim, lançamos nosso próprio trenó e descemos o morro zunino, em grande velocidade, a neve solta voando em nossos rostos. Tivemos que nos arremeçar para não batermos em uma enorme pedra perto do rio e acabamos deitadas de costas, rindo.
- Ótima corrida! - eu disse.
- Mas temos que andar muito para voltar! - observou Erica.
Com certeza, era uma longa caminhada. Enquanto lutávamos para chegar ao topo, percebi que o homem magro estava empurrando seu filho, que ainda se encontrava no trenó, de volta ao topo.
- Isso que é serviço! - disse Erica. - Será que você faria o mesmo por mim?
Eu já estava sem ar.
- Nem pensar, garota! Continue andando!
Quando finalmente chegamos ao topo, o garotinho já estava pronto para brincar novamente.
- Vai, vai, vai, papai! - ele gritou.
Mais uma vez o pai reuniu todas as suas energias para dar um grande empurrão no trenó, correu atrás dele morro abaixo e então puxou o trenó e o menino de volta para cima.
Isso se repetiu por mais de uma hora. Mesmo com Erica andando sozinha, eu estava exausta. A essa altura, a multidão no morro havia diminuído, pois as pessoas voltavam para casa para almoçar. Finalmente, restavam apenas o homem e seu filho. Erica e eu, e um punhado de outras pessoas.
"Ele não pode continuar achando que o menino vai colidir com alguém. E, com certeza, apesar de ser um menino pequeno, ele poderia puxar seu próprio trenó morro acima de vez em quando" - pensei. Mas o homem nunca se cansava e seu comportamento era alegre e jovial.
Finalmente, não aguentei  mais. Olhei de cima do morro para ele e gritei:
- Você tem uma tremenda energia!
O homem olhou para mim e sorriu.
- Ele tem paralisia cerebral - ele disse de forma natural. - Não pode andar.
Fiquei atônita. Então percebi que não havia visto o menino descer do trenó durante todo o tempo que estivéramos lá. Tudo parecia tão alegre, tão normal, que não me ocorrera que o menino poderia ser deficiente.
Ainda que eu não soubesse o nome do homem, contei a história em minha coluna no jornal na semana seguinte. Ele, ou alguém que o conhecia, deve ter reconhecido a história, pois, pouco tempo depois, recebi esta carta:
" Cara Sra. Silverman,
A energia que gastei no morro naquele dia não é nada comparada ao que o meu fiilho faz todos os dias. Para mim, ele é um verdadeiro herói e algum dia espero ser metade do homem que ele já se tornou."

Escrita por Robin L. Silverman
Do livro Histórias para Aquecer o Coração de  Jack Canfield, Mark V. Hansen e Heather McNamara

Acesse o blog do Marcelinho e veja que linda história de amor!
www.marcelinhoumanjoemnossasvidas.blogspot.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!! Amiga, vim ler a história que vc comentou e é realmente maravilhosa!! Esta crianças realmente são um exemplo de superação e amor para todos nós!! beijos
Ahhh este é o blog:
http://marcelinhoumanjoemnossasvidas.blogspot.com/

beijos

Marcia Machado disse...

Com certeza Tati,elas são maravilhosas e um exemplo para todos nós! Vou olhar o blog dele e divulgá-lo também. E sim, ele é um anjo lindo!!