Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Grandes Pensadores: C.S. Lewis



Clive Staples Lewis (1898-1963)









Foi um professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor britânico, nascido na Irlanda, atual Irlanda do Norte. Se destacou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infanto-juvenis de nome As Crônicas de Nárnia, em sete volumes, pela qual lhe foi conferida inúmeros prêmios — incluindo a renomada medalha de Carnegie —, e pelo qual é mais referido.
 
 

C.S. Lewis foi um dos maiores pensadores cristãos do século XX. Era um professor e estudioso respeitado que trabalhou em Oxford por 29 anos, e posteriormente foi para a Universidade de Cambridge, onde permaneceu como professor de literatura medieval e renascentista até o fim da vida.
Foi ateu por toda a juventude e, em 1929, adotou o teísmo, convertendo-se ao cristianismo em 1931. Apesar de ser um escritor e polemista talentoso, escreveu muitas obras ficcionais, didáticas e devocionais, além da considerável produção acadêmica, ele não é conhecido como um comentador político. Evitava comentários partidários. Na verdade, recusou um título nobiliárquico oferecido por Winston Churchill, por crer que os críticos usariam esse fato para acusá-lo de ser propagandista anti-esquerda.
Apesar da indiferença à política como tal, muitas vezes Lewis fez previsões sobre inúmeros tópicos políticos. Um exemplo da arguta crítica de Lewis é o conceito de “Estado omnicompetente”, ou seja, o moderno Estado de bem-estar social que promete a cura universal dos males da sociedade. Ele acreditava ser antiético à liberdade humana e às instituições preservá-lo, em vez de favorecer um regime de governo limitado. Via com suspeita o avanço tecnológico, mas porque pensava que a tecnologia nas mãos do Estado omnicompetente resultaria numa tirania que seria muito difundida e invasiva. Notou que o fascínio do Estado de bem-estar é compreensível diante da aparente falta de limites para o sofrimento humano, contudo exortava aos seus leitores para serem cautelosos com os que forneciam sonhos utópicos. Ele, ao contrário, promoveu as boas ações dos cidadãos cristãos individuais ao ocupar-se do desafio de viver num mundo decaído e sombrio, afirmando que “a arte da vida consiste em atacar cada mal imediato tão logo se possa fazê-lo".
 
 
 
 

"O perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas.

(C. S. Lewis)



"Se voê está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o cristianismo."

(C. S. Lewis)



"[Eu] Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que não os há. O nosso ir faz o caminho."

(C. S. Lewis)



"Eu acredito no cristianismo como eu acredito no sol, não por aquilo que ele é,mas que através dele eu posso ver tudo ao meu redor."

(C. S. Lewis)



"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás."

(C. S. Lewis)



"O carinho é responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas."

(C. S. Lewis)



"Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes."

(C. S. Lewis)



"Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo.”

(C. S. Lewis)



"Os conservadores são pessimistas quanto ao futuro e otimistas quanto ao passado."

(C. S. Lewis)



"O cristianismo, se for falso, não tem valor; se for verdadeiro, tem valor infinito. A única coisa que lhe é impossível é ser mais ou menos importante."

(C. S. Lewis)



"Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e, em catorze dias, perdi duas semanas."

(C. S. Lewis)



"A questão é saber se você pode obrigar as palavras a querer dizer coisas diferentes. A questão é mostrar a elas quem manda..."

(C. S. Lewis)



"Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento."

(C. S. Lewis)



“Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não se quiser revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo.”

(C. S. Lewis)



Eu... eu... nem eu mesmo sei, nesse momento... eu... enfim, sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então."

(C. S. Lewis)



"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido."

(C. S. Lewis)



"Mas os poços da fantasia acabam sempre por secar e o contador de histórias, cansado tentou escapar como podia: o resto amanha... Já é amanha."

(C. S. Lewis)




Fonte: acton / wikipedia

Nenhum comentário: