Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os Sabores do Mundo - Itália

Os Sabores da Europa



A culinária italiana evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas; suas raízes podem ser traçadas até o século IV a.C.. A introdução de ingredientes como batatas, tomates, pimentões e milho, provenientes do Novo Mundo, são parte central da cozinha italiana, e que no entanto só foram introduzidos em grande escala a partir do século XVIII.
Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país. Existem diversos pratos regionais importantes que também assumiram caráter nacional, enquanto diversos pratos que já foram regionais proliferaram, em diversas variantes, por todo o país. Queijo e vinho, desempenham um importante papel tanto regionalmente quanto nacionalmente. Também o café, mais especificamente o espresso, assumiu um papel de destaque relevante na cultura gastronômica da Itália.
 
A cozinha italiana caracteriza-se principalmente pelo uso de ingredientes frescos, "da estação e de primeira qualidade".  A utilização de muitas ervas e temperos, segundo os italianos, mascaram o sabor natural dos ingredientes utilizados.
 
 
A cozinha regional da Itália
 
Além de diferença cultural gastronômica entre o norte e o sul, existem grandes diferenças até mesmo em cidades vizinhas. Diferenças essas históricas, devido a povos que passaram por ali, ou mesmo por causa do clima.
Ao norte da Itália, há grande predominância de produtos influenciados por franceses, húngaros e austríacos, com presença de produtos derivados do leite. Já ao sul, a influência árabe, onde há forte presença de molho de tomate e carnes. Nas regiões litorâneas, predominam o emprego de peixes, principalmente atum e peixe “spada”. Nas regiões montanhosas são fortes os “funghi” e as caças.
Não poderíamos falar da cozinha italiana sem falar da Cozinha Mediterrânea. A cozinha mediterrânea é presente principalmente na ilhas da Sardenha e da Sicília e na parte meridional.
As terras que se encontram ao redor do Mediterrâneo partilham uma longa história, em que intervieram vários povos, e um clima muito especial, o que permite que exista uma culinária mediterrânica bem rica. Típicos desta região são também as oliveiras, os citrinos e uma enorme variedade de ervas de cheiro, que dão cor e sabor especiais a esta culinária.
 


LA PASTA



 
 Não existe nenhum outro alimento com tantos tipos e formas - lisos, longos, curtos, miudíssimos. Com tantos nomes - spaghetti, orecchiette, bavette, farfalle tagliatelle, zitti, ravióli, cannelloni, agnolloti, fetuccine, gnochi, lasagna, penne, linguine, capeletti, pennnette, rigatoni, tagliolini, vermicelli, tortellini e muitos muitos mais.
As "salsas" (molhos) são um capitulo a parte mas, foi com ele, o Pomodoro,  que os napolitanos, conseguiram a dupla fenomenal.

A palavra "macarrão" vem do grego "makària" (caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais, cerca de 25 séculos atrás). A palavra "pasta" (massa dos italianos) vem do grego "pastillos" (pastillos é citado em seus textos por um poeta, especialista em versos culinários, o grande Horácio).

Finalmente, os latinos da época de Cristo já se deliciavam com um prato batizado de "macco" (caldo de favas e massas de trigo e água.). Seguramente, da reunião dessas influências, aparecem na Ilha da Sicília, cerca de mil anos atrás, o verbo "maccari" (significa esmagar ou achatar com muita força).
 
 
Olio di Oliva

Sem o azeite de oliva não há cozinha italiana. A cozinha italiana verdadeira, só existe com o azeite de oliva. Ele é o quarto símbolo da tradicional trilogia dos ícones da Tavola Italiana - Vino, Panne e Sale.

A respeito da culinária italiana, que é diversificada,  destacam-se algumas receitas tipicamente italiana. Não poderia deixar de lado a Pizza, o famoso Fetuccine Alfredo, o Risoto e a maravilhosa sobremesa Tiramissu. Segue abaixo as receitas mundialmente conhecidas.


Pizza



De acordo com a Associação de Pizzaioli Europei chamada Associação de" La Vera Pizza Napoletana" ou "A Associação de Pizza napolitana True", existem dez regras para se fazer uma pizza, que são as seguintes:

 1) A massa da pizza deve ser feita com farinha, água, fermento e sal apenas. Sem aditivos, tais como óleo, gordura, açúcar ou leite, não são permitidos. 
2) A pizza deve ser maior que 30 cm.  (12 polegadas) 
3) A massa não deve ser aquecida, misturada apenas manualmente(sem uso de aparelhos).
4) A massa deve ser estendida a mão, sem rolos ou prensas. 
5) O forno deve ser feito de material refratário, como tijolo ou concreto refratário.
6) A pizza deve ser cozida diretamente no chão do forno. (Sem formas)
7) A pizza deve ser assada a 400 graus C. ou mais.  
8) Deve ser bem preparada, perfumada, com a borda alta e macia. A massa da pizza não deve ser dura. 
9) Quatro tipos  são bem definidos:

Marinara: tomate, orégano, azeite, sal
Margherita: tomate, mussarela, azeite de oliva, alho, manjericão, sal
Al Formaggio: parmesão, banha de porco, alho, manjericão, sal
Calzone: ricota, salame, azeite, sal

10) Variações sobre estes quatro tipos são permitidos, desde que os ingredientes sejam de bom gosto e não violem outras regras culinárias ou regulamentos.


Placa comemorativa indicando a nacionalidade da Pizza Marguerita

"A pizza napolitana não tem inventores, não tem pais, não tem donos; é fruto da genialidade do povo napolitano" - Associazione Verace Pizza Napoletana.

Para saber mais sobre a verdadeira Pizza Napolitana, acesse o site abaixo (em italiano)
pizzanapoletana


Risoto à parmegiana

 
Ingredientes:
- 200 gr de arroz arbório;
- 80 gr de manteiga sem sal;
- 50 ml de vinho branco seco;
- 75 gr de queijo parmesão;
- ½ cebola picada (2 colheres);
- 1 ½ lt de caldo de carne;
 
Preparo:
Leve uma caçarola ao fogo com a manteiga, adicione a cebola e refogue. Junte o arroz, mexendo bem. Adicione o vinho branco seco e deixe evaporar. Junte aos poucos o caldo de carne, mexendo sempre por aproximadamente 18 minutos. Junte o parmesão e mexa fora do fogo. Por último, juntar o restante da manteiga bem gelada. Se necessário, coloque mais sal. Servir em seguida.
 
 
Risoto de Funghi Secchi
 
 

Nenhum comentário: