Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FISIOTERAPIA FAZ A GRANDE DIFERENÇA NO PÓS-OPERATÓRIO DE LCA (Ligamento Cruzado Anterior)












 
 


Utilizar uma joelheira após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) não terá efeito sobre a recuperação do paciente. Os exercícios de força, amplitude de movimento e funcionalidade proporcionam benefícios significativos, e outras novas terapias podem mostrar a promessa de boa recuperação.

Em estudo recente publicado no Journal of Bone e de Cirurgia comum (JBJS), uma equipe de cirurgiões ortopédicos revisaram 29 estudos sobre tratamento após cirurgia reconstrutiva do LCA. Eles descobriram que a Fisioterapia, iniciada logo após a cirurgia, pode trazer resultados muito bons para os pacientes. Órtese, porém, não parecem melhorar os resultados.

O LCA passa pelo meio da articulação do joelho e ajuda a estabilizar. Pode ser ferido com o impacto, mas comumente sofre estiramento ou rompimento durante movimentos como:

- Mudança brusca de direção;
- Freio abrupto;
- Superfícies irregulares;

Essas lesões muitas vezes requerem cirurgia reconstrutiva, com um bom pós-operatório. A Fisioterapia normalmente se concentra na melhoria da resistência do paciente, amplitude de movimento e função, e também pode incluir alguns exercícios de equilíbrio.

A Fisioterapia deve começar cedo, de preferência dentro de alguns dias após a cirurgia.
Deve ser feito muitos exercícios com foco na propriocepção. Outro exercício importante é o de equilíbrio.
Fisioterapia Neuromuscular não é prejudicial, mas os seus benefícios estão em dúvida e exigem mais estudos.
Reabilitação acelerada também não parece ser prejudicial, mas deve ser mais estudada.

"A coisa mais importante para pacientes de cirurgia de LCA é começar a fisioterapia cedo e com rigor", diz Rick W. Wright, MD, professor e co-chefe do departamento de medicina esportiva da Universidade de Washington Departamento de Cirurgia Ortopédica, St, Louis, Mo "Pode ser difícil no início, mas vale a pena em termos de retorno ao esporte e outras atividades."
 
 
Fonte: American Academy of Orthopaedic Surgeon / fisioterapia.com/
 

Nenhum comentário: