Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pesquisa conclui: Vinho é melhor para saúde quando não tem álcool


Editora Globo
Se a ideia é beber para deixar o coração mais saudável, a melhor pedida é o vinho não-alcoólico - ou então o bom e velho suco de uva


Pessoas chegadas num vinho sempre aproveitaram os famosos benefícios para o coração que a bebida proporciona para dar uns goles a mais. Afinal de contas, o objetivo é ficar saudável – ficar bêbado é apenas um efeito colateral. Pois é, talvez seja bom rever essa postura: aparentemente, uma coisa impede a outra.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital Clínic de Barcelona mostrou que vinhos não-alcoólicos são os verdadeiros amigos do coração. Pelo jeito, o álcool só atrapalha. O experimento foi conduzido da seguinte maneira: 67 voluntários tinham que escolher um dos seguintes drinks para beber por 4 semanas seguidas – vinho tinto (300 ml/dia), vinho tinto não-alcoólico (300 ml/dia) e gim (90ml/dia). Ao final do período, as pessoas tinham que trocar de bebida, até completar as 3 opções. Todos os participantes tinham diabetes ou algum dos fatores de risco: pressão alta, colesterol elevado, histórico familiar de doenças do coração, obesidade ou tabagismo.
 
Das três opções de bebida, a única que não tinha álcool em sua composição foi, de longe, a mais benéfica. Diminuiu a pressão sanguínea, abaixou a chance de doença cardiovascular em 14% e o risco de derrame em 20%. Como os dois vinhos apresentam basicamente as mesmas substâncias, os cientistas não demoraram a concluir que o álcool bloqueia a ação dos polifenóis, antioxidantes que protegem o coração.

Dessa maneira, se sua intenção realmente é ter uma vida um pouco mais saudável, a saída é não usar o álcool. E o que mais tem por aí é alimento com antioxidante, a começar pelo próprio suco de uva, que é considerado o elixir da longevidade por alguns. Chá, café, ervas, frutas e nozes também são algumas opções. Aliás, se é pra manter um hábito gostoso em prol da saúde, pode mandar ver no chocolate: o cacau é uma excelente fonte de antioxidante.
 

Nenhum comentário: