Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feliz dia das Crianças!

 
 
 
"Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser. Jean Piaget

"Mais um ano longe de ser criança? Isso não me parece ser o mesmo que crescer. Richard Bach
 
"Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. Augusto Cury
 
"Nunca ameace uma criança: castigue-a ou perdoe-a. Textos Judaicos
 
"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso.
Antoine De Saint Exupery
 
"O correr das águas,a passagem das nuvens,o brincar das crianças,o sangue nas veias. Esta é a música de Deus. Hermann Hesse
 
"Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha; Que quando você está amando dá na vista; Que ter uma criança adormecida em seus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo. William Shakespeare
 
"Amigos, peçam alegria a Deus. Sejam alegres como as crianças e como os pássaros no céu. Fiódor Dostoiévski
 

 
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, em  5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos
.


Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem.
 
 
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Nenhum comentário: