Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exercícios de baixo risco

 
Caminhada, corrida e alongamento
 
 
Mesmo sendo de baixo risco, essas atividades, como quaisquer outras, demandam uma preparação prévia. "É preciso estar com roupas e calçados apropriados e escolher as primeiras horas do dia ou da noite para fugir das temperaturas altas", diz João Felipe Franca*. Hidratar-se antes, durante e depois também é fundamental. Outra regra de ouro: iniciar gradativamente, tanto no tempo quanto na intensidade do exercício, e interrompê-lo ao menor sinal de que há algo errado. "E, finalmente, escolher um local reto e bem iluminado para a prática", completa Timóteo Araújo. Respeitando-se esses princípios, sua saúde provavelmente estará preservada.

Caminhada ou corrida. "No caso de indivíduos saudáveis, até 60 anos de idade, esses são os exercícios mais democráticos a serem praticados", diz João Felipe. O indicado é 30 a 60 minutos de exercício moderado cinco dias por semana ou 20 a 60 minutos de exercícios mais vigorosos três dias por semana.


Alongamento. Deve ser feito ao menos dois dias por semana para melhorar a amplitude do movimento. "Cada alongamento deve ser mantido por 15 segundos, a ponto de sentir um desconforto leve", explica Domênica Camilo. "Repita quatro vezes, acumulando 60 segundos."

Dança. É uma atividade divertida com risco praticamente zero. Aumenta a flexibilidade, melhora a postura, o condicionamento e a coordenação motora, dá noção de ritmo e de espaço.

* Médico especializado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e pela AMB

Fonte: Revista Viva Saúde.

[Aqui vai algumas informações para quem quer praticar uma atividade, mas não sabe se pode ou se deve. Se no decorrer dos exercícios surgirem sintomas como falta de ar, dor nas articulações e músculos, que perdurem por mais de quatro dias, edema de extremidades ou outros sintomas, consulte um médico.]
 

Nenhum comentário: