Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Método G.D.S. - As Cadeias Musculares de Godelieve

 

Godelieve Denys-Struyf, autora do livro Cadeias musculares e articulares – O método G.D.S.



 
Biomecanicista, fisioterapeuta e osteopata, Godelieve criou o método G.D.S. e o conceito de “cadeias musculares”, integrando o funcionamento do corpo e suas conexões com o comportamento psicológico. Partindo de sua experiência como pintora e de análises morfológicas e psicológicas das formas, ela aplicou sua observação à fisioterapia no contexto das deformações e algias do sistema locomotor.
G.D.S. é um método de leitura da postura, dos gestos e formas do corpo, que utiliza o movimento como princípio para a reeducação do corpo. A técnica busca sempre as associações de cada patologia do aparelho locomotor com determinadas tipologia motora e comportamental. De acordo com o método, não há técnicas terapêuticas “boas” ou “más”. O essencial é a prescrição exata de uma ou outra técnica, desde que adaptada individualmente ao doente em razão do seu estado.

Cadeias Anteromedianas


O Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares é um Método global de fisioterapia e de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.


Cadeias Anterolaterais

Criado e desenvolvido pela fisioterapeuta e osteopata belga Godelieve Denys Struyf, nas décadas de 60 e 70, o Método visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada.


Cadeias Posterolaterais:

O Método GDS trabalha com o conceito de que nossa atitude postural e a forma de nosso corpo deriva de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento. Há seis famílias de músculos que dão ao corpo a possibilidade de se expressar. A cada uma destas famílias corresponde uma tipologia psicocomportamental. Entretanto, elas podem, em consequência de uma constância de tensão, aprisionar o corpo em uma determinada tipologia, dificultando sua adaptabilidade mecânica e comportamental e tornando-se, então, fonte de sofrimento. Neste momento, configuram-se no corpo cadeias de tensão musculares.
 
Cadeias Posteroanteriores e Anteroposteriores:
 

A proposta do Método GDS é a leitura precisa dessa linguagem a fim de determinar os meios de desfazer essa prisão muscular para que o corpo possa reencontrar a liberdade de movimentos e de expressão. A partir da leitura das marcas morfológicas e da delimitação do terreno de predisposições, adota-se um procedimento terapêutico de equilíbrio das tensões entre as cadeias musculares, possibilitando o ajustamento ósteo-articular, a reestruturação da função e a reorganização corporal, como resultado do aprendizado do gesto correto e justo.
 
Cadeias Posteromedianas:

A formação GDS se dirige a profissionais com curso superior na área da saúde (inclusive Educação Física).
 
 
 Mais informações no site:
 
 
[Minha formação em R.P.G. e Cadeias Musculares tem como base fundamental o método G.D.S. AMO!].

Nenhum comentário: