Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Câncer benigno e maligno

Câncer

Todo tumor é um câncer, seja ele benigno ou maligno. “Para o médico, câncer é uma neoplasia. E o que é uma neoplasia? O crescimento novo de células”, afirma a oncologista Lucíola de Barros Pontes, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Basicamente, a diferença entre benigno e maligno é definida pela aparência e estrutura das células atacadas pelo tumor. Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
A multiplicação celular é “controlada” pelos chamados oncogenes ativadores, que regulam o crescimento e a morte da célula. No tumor benigno há uma mutação na estrutura genética dos oncogenes, mas nada capaz de “descontrolá-la”. O mesmo não ocorre com os tumores malignos, que crescem sem controle por conta da alteração genética.
 

Tira teima do tumor

 
 
Benigno: tem células que crescem lentamente e semelhante às do tecido normal. Na maioria dos casos pode ser totalmente removido (e o paciente curado) por meio de cirurgia.
 
Maligno: as células multiplicam-se rapidamente e têm a capacidade de “invadir” estruturas próximas ao local de origem. A cura neste tipo de tumor depende do diagnóstico precoce e do tratamento adotado.
 

Entendendo o câncer

 

O que é câncer?

O câncer pode ser definido como uma alteração celular - uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada dando origem a uma neoplasia (popularmente conhecida como tumor).
Nosso organismo é formado por milhões de células, que diariamente se “renovam” em um processo natural chamado de divisão celular. “Todos os dias as células se replicam, mas temos mecanismos de defesa, uma espécie de ‘freio’, que impõem o limite até onde elas podem se multiplicar sem gerar um tumor”, explica a oncologista Lucíola de Barros Pontes, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Se, por uma série de fatores, genéticos ou adquiridos, esse freio da divisão celular é comprometido, há o risco do desenvolvimento de um câncer. “O câncer nada mais é do que um conjunto de células que adquiriram a capacidade de um crescimento anormal.”
Em condições normais, a divisão celular é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo (oncogenese). Mas ao perder a capacidade de frear seu desenvolvimento, a célula forma um tumor (câncer), que pode invadir tecidos e órgãos e espalhar-se pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático – processo denominado como metástase.
 

Como surge o câncer?

As células do corpo se renovam constantemente. Por fatores hereditários ou adquiridos, por exemplo, como alimentação inadequada ou cigarro, algumas células sofrem mutações. Em um sistema saudável  elas são eliminadas pelo sistema imunológico.
Quando não são eliminadas pelo sistema imunológico, as células mutantes se reproduzem de forma descontrolada e desordenada.
O câncer cresce em progressão geométrica, ou seja, de forma acelerada - "alimentado" por nutrientes e oxigênio transportado pelos vasos sanguíneos.

einstein



Fonte: Dra. Lucíola de Barros Pontes, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein


 

Nenhum comentário: