Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Monumentos Made in China

Este não é o capitólio

Uma noticia da revista Galileu mostra como a China vem crescendo arquitetonicamente. Mas o que chama a atenção,  são os projetos totalmente copiados de lugares conhecidos como o Capitólio e a Casa Branca nos EUA, os canais de Veneza, na Itália, a Torre Eiffel , na França, e por aí vai.  Confira abaixo os monumentos Made in China!
 
 
Editora Globo
 
A ARQUITETURA ONDE NADA SE CRIA
 
Ao contrário das reproduções de Las Vegas, onde réplicas de monumentos servem apenas pra atrair turistas, o prédio ao lado funciona como um tribunal de justiça na cidade de Xangai. Copiando ao mesmo tempo o Capitólio e a Casa Branca dos Estados Unidos, a Corte Popular de Minhang é a síntese de uma tendência que se intensificou na China a partir dos anos 1990: fazer prédios e monumentos iguais aos ocidentais. A demanda imobiliária, aquecida pelas reformas políticas e econômicas, impulsionou o fenômeno. “O país viu uma oportunidade de mostrar prestígio e poder no cenário mundial, revelando-se capaz de reproduzir os monumentos mais celebrados da concorrência”, explica Bianca Bosker, autora do livro Original Copies (sem edição em português), que analisa o fenômeno das réplicas chinesas.
Editora Globo

 
CANAL ARTIFICIAL
 
Editora Globo
 
Apartamentos à beira das águas do residencial Venice Water Town, na cidade de Hangzhou, interior da China, são projetados para atrair a nova classe A do país. As redes de canais (artificiais, é claro) imitam tão bem a cidade italiana que dão direito até a um passeio de gôndola e vista para as réplicas do Palácio Ducal e da torre da Basílica de São Marcos (à direita, também copiada). O bairro abriga uma classe emergente em busca do espaço das moradias em estilo ocidental e de status. “Há um senso comum de que esses condomínios oferecem sofisticação, mostrando a habilidade de apreciar as coisas boas da vida”, diz Bianca.
 
Editora Globo
 

 
PARIS ORIENTAL
 
Editora Globo
 
Distante 9 mil quilômetros da Torre Eiffel, o monumento ao lado faz parte do condomínio de Tianducheng, na cidade de Hangzhou (a mesma da Veneza na página anterior). Autodenominado “Paris oriental”, ele conta com igrejas e carruagens replicadas e com uma semana de cultura francesa que atrai milhões de turistas. “Na ocasião é possível aprender como comer caviar, ou a diferença entre um bistrô e uma brasserie”, conta Bosker.
 
Acesse para ver mais:
 

Nenhum comentário: