Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sim! Nós temos a Neve!


Morro do Cambirela

Pelo menos 85 cidades da região Sul do País registraram neve entre a segunda e a terça-feira. O fenômeno foi causado por uma intensa massar de ar polar que ingressou no Brasil e pela combinação de baixas temperaturas e alta umidade. Em outros locais, ocorreu chuva congelada, quando as gotas congelam "no caminho" entre a nuvem e a superfície e derretem rapidamente ao chegar no chão.
 
 
Em Santa Catarina, a Epagri/Ciram confirmou neve em 68 municípios. O frio intenso no Estado ainda proporcionou um belo espetáculo para os moradores da capital na manhã de hoje. Florianópolis não registrou o fenômeno, mas o morro do Cambirela, localizado em Palhoça, na região metropolitana, amanheceu coberto de neve. 

De acordo com as informações da Epagri/Ciram, não nevava no Cambirela há 29 anos: o último registro era de julho de 1984. A temperatura mais baixa nesta terça-feira em Santa Catarina foi de -7,7ºC às 7h, mas a sensação térmica no mesmo horário era de -32ºC, segundo o órgão. O registro foi feito no morro da Igreja, na serra catarinense.

O frio também foi intenso no Paraná e fez nevar em Curitiba, o que não ocorria desde julho de 1975. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de pequenos flocos de neve em alguns bairros da capital e de chuva congelada em quase toda a cidade. Pelo menos 11 cidades registraram neve no Estado.  

Outros seis municípios gaúchos também tiveram neve entre hoje e ontem. Perto do meio-dia, a capital registrava 8ºC mas, por causa do forte vento, a sensação térmica era de -1ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
 

 

Nenhum comentário: