Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cinetose: o mal do movimento



Cinetose é uma doença que se caracteriza pela sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio.
Pode ocorrer em crianças e adultos. Costuma ser definida por leigos como uma labirintite.
Além da náusea, a cinetose tem vários outros sintomas. São eles:
  • Perda de equilíbrio
  • Falhas de memória
  • Sudorese
  • Nistagmo
  • Dores de cabeça/enxaqueca
  • Visão borrada, duplicada ou fora de foco
  • Palidez
  • Dificuldades em atividades de leitura, ou assistir televisão
  • Vertigens
  • Fadiga
  • Perda da noção de profundidade

A cinetose é causada por uma perturbação no reconhecimento do movimento feito pelo sistema vestibular, pois o corpo está parado, mas o ambiente está em movimento, gerando conflito de informações e perturbação do equilíbrio corporal.
O mal-estar pode surgir em qualquer atividade que exija movimento, como andar de ônibus, carro, avião, barco, trem, metrô, andar a pé, utilizar esteira ou mesmo bicicleta ergométrica. Pode também ser desencadeado por filmes e programas de televisão que tenham muitas cores brilhantes, movimento e alterações de foco. Jogos eletrônicos 3D com visão em primeira pessoa, devido a movimentação rápida e brilho da tela, também são fatores que desencadeiam crises de cinetose. Os sintomas são desencadeados pela movimentação, que causa um estímulo exagerado do labirinto, mas alguns dos efeitos podem surgir horas depois da atividade que os desencadeou e serem agravados pela continuidade do movimento.



O motivo disso é o modo de funcionamento do nosso cérebro. Uma de suas principais tarefas é interpretar as mensagens do meio externo recebidas pelo corpo. Para saber sua posição em relação ao espaço, ou se está ou não em movimento, o cérebro precisa receber e interpretar informações de três sistemas diferentes: visão, ouvido interno e propriocepção, também chamada de capacidade cinestésica. Esse conjunto de órgãos fornece informações para o sistema nervoso central, que as interpreta e identifica a posição do corpo no espaço, transmitindo-nos a sensação de equilíbrio e segurança.
Cabe à visão, por exemplo, informar o cérebro sobre o ambiente. Sua tarefa não é difícil: basta estar com os olhos abertos para saber se estamos nos movimentando ou não. A visão, porém, pode nos pregar boas peças e informar ao cérebro que estamos nos movimentando, quando na verdade estamos parados.

Algumas orientações podem ajudar a diminuir a Cinetose:
 
- Não ingerir muito líquido ou alimentos antes de viajar;
- Fazer paradas se possível, no caso dos automóveis;
- Reclinar o banco quando possível;
- Resfriar o corpo;
- Não ingerir álcool, pois ele agrava os sintomas;
- Evitar leitura durante as viagens;
- Não olhar pela janela e para os objetos em movimento;
- Fazer exercícios posturais e de relaxamento;
- Repousar e dormir para ajudar a controlar os sintomas.
A reabilitação do equilíbrio também pode ser feita por meio dos chamados exercícios vestibulares. Em geral são exercícios repetitivos com os olhos, cabeça e corpo com o objetivo de criar um conflito sensorial, provocando o reajuste da função do equilíbrio.


minhavida.com.br/
terra.com.br/ imagens internet

Nenhum comentário: