Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Por dentro dos Alimentos Transgênicos



Os produtos transgênicos são organismos transformados da sua condição natural por meio de uma manipulação na qual são incluídas informações em seu código genético, que provêm de outros seres com os quais não teriam possibilidades naturais de cruzamento. Assim, informações genéticas (sequências de DNA) extraídas de bactérias e de vírus são inseridas nas culturas agrícolas, que passarão a levar consigo os genes exógenos. Os exemplos existentes hoje no mercado são as plantas transformadas para produzir uma proteína inseticida e aquelas modificadas para resistir a banhos de herbicidas ou ambos simultaneamente.
 
A transformação de uma planta tem implicações sobre os alimentos gerados a partir dela. Um exemplo disso é o fato de que estudos já confirmaram que a proteína inseticida que o milho transgênico Bt carrega em todas as suas células foi encontrada no sangue de bebês, ainda no útero materno.
Apesar de o Brasil cultivar mais de 20 milhões de hectares de transgênicos, entre soja, milho e algodão, o fato é que não existem até o momento informações conclusivas sobre a segurança dos mesmos. A literatura não relata evidências nem estudos conclusivos sobre os efeitos potenciais adversos das novas proteínas e toxinas resultantes da modificação genética e suas expressões sobre a saúde humana, animal e ambiental. As preocupações se justificam, especialmente, pela ausência de estudos de longo prazo.

Este tipo de alimento pode ser identificado por conta de algumas características:
  • Presença do símbolo de transgênicos no painel principal, representado pelo triângulo equilátero amarelo, com a letra T dentro.
  • Presença da frase “Produto produzido a partir de “soja/milho transgênico” ou “soja/milho transgênico” e “contém soja/milho transgênico”.
  • Presença do nome da espécie doadora do gene no local reservado para a identificação dos ingredientes.
símbolo de transgênico


Pontos negativos e positivos

As plantas que não sofrem modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas. Além disso, existe um aumento da resistência aos pesticidas, causando maior consumo deste tipo de produto. Por fim, ocorre um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.
Apesar disso, existem pontos positivos deste tipo de alimento, como aumento da produção e variedade de alimentos, melhoria do conteúdo nutricional com o desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos) e maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

O que diz a lei


Pela legislação em vigor, as embalagens desses alimentos devem conter rotulagem informando se tratar de um produto transgênico. O Código de Defesa do Consumidor prevê o direito à “informação adequada e clara”, bem como a “proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e alimentos considerados perigosos ou nocivos”.
 
Glaucia Fernanda C. Gaetano, nutricionista do einstein

Nenhum comentário: