Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde

 
 
 
 
 O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do médico brasileiro Oswaldo Cruz (1872-1917), que se formou aos 20 anos de idade e foi um dos cientistas pioneiros no estudo das doenças tropicais.
 
A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.
 
Mas como vai a nossa saúde aqui no Brasil? Pelas notícias que vemos nos últimos anos, o descaso continua. Hospitais cheios, falta de leitos, falta de materiais, falta médico, falta vontade, vontade politica de cumprir as promessas eleitorais, que todos os anos são tão enfatizadas pelos futuros dirigentes. 
 
Nós da fisioterapia acreditamos muita na prevenção, e as vezes prevenir é muito fácil e já evita uma serie de problemas que se forem pelo menos identificados precocemente, nos ajudam a depender um pouco menos deste sistema tão "prejudicial para a nossa saúde que é o sistema único de saúde".


Algumas dicas para cuidar da nossa saúde física, mental e espiritual:

Procure ingerir mais frutas, legumes, verduras e beba muita água, no mínimo dois litros de água por dia.

Há muitos exercícios que você pode fazer: corridas, caminhadas, ciclismo, aulas de Pilates, natação. Antes de iniciar algum exercício físico, sempre procure uma orientação médica, principalmente se há algum problema de saúde.  A caminhada é o esporte mais praticado pelas pessoas, isso porque não precisam de um lugar específico para fazer, em qualquer lugar da cidade você faz. Use um bom tênis, roupas leves e comece inicialmente em solo plano.

A sua saúde também se resume em uma boa noite de sono. Para ter energia ao longo da semana é muito interessante que tenha uma noite de sono tranquila, principalmente após aquele dia de trabalho cansativo. Um chá ajuda. Exercícios respiratórios  são bem indicados para quem tem problemas para dormir.

Ler livros, escutar música (bem, acredito que escutar uma música calma nos mantem mais tranquilos do que uma música mais agitada, mas vai depender do seu momento né?), fazer atividades manuais, exercitar a memória, pode até ser com cruzadinhas, oração, ter um coração grato mantem a nossa saúde espiritual ativada, boas atitudes, boa higiene física e mental, maus pensamentos são responsáveis por muitos dos problemas que temos hoje.

Evite as rotinas. Faça todo dia algo diferente, não só para você mas também para o outro. Pesquisas comprovam que pessoas criativas são mais dispostas e felizes. Não precisa ser um gênio, basta mudar o caminho de chegar em casa, ver coisas diferentes estimulam o cérebro.  

Essas são algumas sugestões. Cuide de sua saúde da maneira como pode, mas sempre a deixe em forma para enfrentar o seu cotidiano.

 
 
É bom lembrar: PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

Nenhum comentário: