Pesquisar este blog

sábado, 17 de agosto de 2013

Dia do Patrimônio Histórico


 Ficheiro:Moai.jpg


A preservação da memória de um povo está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural. O processo de tombamento, no entanto, nem sempre é garantia de perpetuidade dessa memória, que muitas vezes se desfaz pela falta de incentivos públicos e privados. A primeira legislação brasileira que normatiza o tombamento do patrimônio cultural é o decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ainda vigora. Desde então, 676 bens arqueológicos, etnográficos, paisagísticos e históricos estão catalogados nos livros de tombo do órgão federal; outras centenas estão em tese protegidos pelos institutos estaduais e municipais.
 
 
Confira abaixo a lista dos Patrimônios Culturais brasileiros:
  • A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
  • O centro histórico de Olinda (1982)
  • As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
  • O centro histórico de Salvador (1985)
  • O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
  • Brasília (Plano Piloto) (1987)
  • O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
  • O centro histórico de São Luís (1997)
  • O centro histórico de Diamantina (1999)
  • O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)

 centro - são luis
O centro histórico de São Luís



O Parque Nacional da Serra da Capivara

O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.
 
 
Patrimônio cultural mundial: é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
Acesse o link para ver os patrimônios mundiais: unesco
 
 
Regensburg - Alemanha
Cidade grande medieval mais bem conservada
 
 
 Região das Montanhas Azuis - Austrália
 
 
Patrimônio cultural subaquático: engloba os vestígios de caráter cultural, histórico ou arqueológico da existência do homem, submersos há pelo menos 100 anos.
 
Estátua encontrada na cidade submersa de Baia, Itália
 
 
Patrimônio natural mundial: significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.

 
Popocatépetl – México


Patrimônios Naturais Brasileiro

Tão encantadoras quanto a cultura brasileira são as riquezas naturais do país. Desde 1986, o Brasil já teve sete locais considerados Patrimônios Naturais da Humanidade: Parque Nacional de Iguaçu; Mata Atlântica: Reservas do Sudeste; Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica; Complexo de conservação da Amazônia Central; Área de conservação do Pantanal; Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas; e Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
Vale informar que a classificação Patrimônio Natural da Humanidade diz respeito às formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais; hábitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético.
 
 
Fernando de Noronha
 

Patrimônio Mundial em Perigo

A Conservação do Patrimônio Mundial é um processo contínuo. Incluir um sítio na Lista não serviria de nada se posteriormente o sítio viesse a se degradar, ou se alguma intervenção humana destruísse as características e qualidades que justificaram sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial.
A credibilidade do Patrimônio provém do acompanhamento periódico de cada sítio, através de relatórios dos países sobre o estado de seus sítios. Além disso, existem medidas adotadas para preservá-los e também esforços realizados para aumentar o conhecimento e, consequentemente, o interesse do público pelo patrimônio cultural e natural.
Caso haja alguma catástrofe natural sobre o bem ou sítio do Patrimônio Mundial, como um terremoto, inundação ou mesmo um dano causado por conflito armado, o Fundo do Patrimônio Mundial poderá ser acionado. Cria-se, então, uma Campanha Internacional de suporte técnico e financeiro para resgate do bem atingido. Este bem é incluído na Lista do Patrimônio Cultural ou Natural em Perigo.
Da mesma forma, se um país não cumpre as obrigações derivadas da Convenção, da qual é Estado-parte, ele corre o risco de que organizações não governamentais, associações civis e outros grupos alertem o Comitê do Patrimônio Mundial sobre os possíveis perigos para os sítios. Neste caso, se o alerta é justificado e o problema é bastante grave, o sítio também é incluído na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.
 

Tipaza - Argélia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Patrimônio Cultural Intangível
 
O Patrimônio Cultural Intangível ou Imaterial compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
Apesar de tentar manter um senso de identidade e continuidade, este patrimônio é particularmente vulnerável uma vez que está em constante mutação e multiplicação de seus portadores. Por esta razão, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível em 2003.
É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos, dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
 O Tango
 
 
Dicas para quem vai visitar patrimônios culturais

  1. Informações sobre a cidade a ser visitada
    Antes de viajar, vale a pena dedicar um tempo à pesquisa da história, das datas de festas e das manifestações culturais do lugar que vai visitar. Assim, você aproveita melhor o seu passeio e não corre o risco de ser surpreendido por um feriado.
  2. Dias e horários de funcionamento
    Informe-se sobre os dias e horários de funcionamento dos locais que deseja visitar. Verifique também a possibilidade de contar com um guia da instituição visitada. A maioria dos museus dispõe de um setor educativo e alguns oferecem materiais didáticos para apoio à visita.
  3. Máquinas fotográficas e filmadoras
    Informe-se sobre o uso de máquinas fotográficas e filmadoras no museu, igreja ou exposição que vai visitar. Muitos locais não aceitam o uso desses equipamentos.
  4. Nos museus
    Evite falar em voz alta nos museus, correr pelas salas ou tocar nos objetos expostos. Muitos deles são frágeis e podem ser danificados em contato com as mãos.
  5. Em espaços públicos, sítios históricos ou arqueológicos
    Deixe os locais exatamente como você os encontrou. Não colete fragmentos ou mude objetos de lugar. Se houver profissionais trabalhando no local, como arqueólogos ou restauradores, procure não incomodá-los.
  6. Um banho de cultura
    Em sua viagem, aproveite tudo que a cidade visitada tem a oferecer: conheça os bens tombados, os monumentos, edifícios históricos, museus, teatros, centros de arte e salas de espetáculo. Descubra sabores novos provando da gastronomia local. E participe das manifestações culturais, festas, danças e músicas, contribuindo assim para a manutenção dessas atividades.
 
 
 
Fonte principal: unesco / imagens internet


Veja também:
Fisioterapia com Você: Patrimônios da Humanidade
Fisioterapia com Você: Curiosidades -  As sete Maravilhas do Mundo Moderno

 

Nenhum comentário: