Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Brasil tem o maior número de pássaros ameaçados de extinção

Soldadinho-do-Araripe, espécie brasileira classificada como “Criticamente em Perigo” (Foto: Alberto Campos/ICMBio)

Soldadinho-do-Araripe, espécie brasileira classificada como “Criticamente em Perigo”
(Foto: Alberto Campos/ICMBio)


A Birdlife International, um grupo de organizações de vários países que estuda conservação de aves, divulgou na última semana um relatório mostrando que uma em cada oito espécies de pássaros no mundo está ameaçada de extinção.
 
Segundo o relatório State of the world’s birds (O estado dos pássaros do mundo), são 1.313 espécies de pássaros ameaçadas em todo o mundo. A maioria (55%) está classificada como “vulnerável”, o menor nível de perigo entre as espécies ameaçadas, mas 30% das espécies foram classificadas como “Em Perigo” e 15% como “Criticamente em Perigo”.
 
O Brasil aparece no estudo como o país que mais tem espécies de pássaros ameaçadas. Isso acontece porque o Brasil é também um dos países de maior biodiversidade do mundo, com uma quantidade muito grande de pássaros em seu território. São 152 espécies de pássaros ameaçadas, sendo que 73 são endêmicas, ou seja, só existem em território brasileiro.
 
Segundo a Birdlife International, as principais ameaças aos pássaros são a destruição dos habitats por meio do desmatamento e da agricultura, a introdução de espécies exóticas, a poluição do ar e da água e as mudanças climáticas. O estudo calcula que, para proteger essas espécies, é necessário investir US$ 80 bilhões por ano em conservação de pássaros.
 
Gráfico mostra espécies ameaçadas de extinção em vários países do mundo, entre elas as espécies endêmicas, que só existem em uma região do planeta (Foto: Birdlife International)
Gráfico mostra espécies ameaçadas de extinção em vários países do mundo, entre elas as espécies endêmicas (em verde). (Foto: Birdlife International)
 
 Fonte: Revista Época

 
[Triste herança para nossos filhos...]

Nenhum comentário: