Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dicas Posturais

Para manter a sua coluna sempre de bem com você, aqui vai algumas sugestões de exercícios e cuidados que devem ser feitos diariamente. Lembre-se, a Prevenção ainda é o melhor remédio!
 



Deitado de barriga para cima, alongue a coluna lombar puxando uma perna contra o peito. Segure por uns 10 segundos. Faça do outro lado. Repita umas cinco vezes com cada perna.



Agora segure as duas pernas contra o peito por uns 20 segundos. Baixe uma perna de cada vez. Repita umas três vezes.




Este exercício se chama Ponte. Eleve o quadril, retirando cada vertebra do chão, uma por uma, até chegar nas escápulas. Desça devagar colocando vertebra por vertebra no chão, por ultimo o quadril. Não segure a respiração, respire normalmente. Repita umas dez vezes.
 
 
 

Durma de lado, com um travesseiro entre os joelhos, para que o quadril fique alinhado com a coluna. O travesseiro da cabeça deve ter a mesma altura entre o ombro e a orelha., não deve ser muito macio, de preferência use os de látex que não deformam.





Quem trabalha sentado deve atentar para esta dica. A coluna deve estar bem apoiada no encosto da cadeira, usar um rolinho ou almofada entre o vão que fica na coluna lombar, os pés devem ficar apoiados no chão com o quadril num ângulo de 90°.




Não ler deitado ou de qualquer jeito no sofá ou na cama. Observe a posição de torção que se encontra a coluna.




Manter os objetos na altura dos olhos diminui as torções lombares evitando assim aquele "mau jeito" na coluna.



Não flexionar o tronco para frente com os joelhos esticados. Se for pegar algo do chão, flexione os joelhos e traga o objeto junto ao corpo.
 
 


Distribua o peso das compras e malas entre os dois lados. Isso facilitará o transporte e evitará que a sua coluna incline para um dos lados, causando problemas até no ombro.



A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!

Nenhum comentário: