Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2013

Os Clássicos do Cinema

Fim de semana chuvoso e frio aqui no Sul. Bom para ficar em casa assistindo um filme, comendo pipoca, embaixo dos cobertores. De repente dá uma vontade de assistir um daqueles clássicos de cinema. Separei aqui alguns filmes que fazem parte da lista lançada pelo American Film Institute, relacionando os 100 maiores filmes do cinema americano de todos os tempos, com o nome AFI's 100 Years... 100 Movies - 10th Anniversary Edition. 
 
A lista abaixo mostra alguns dos (meus) clássicos. No final do artigo tem um link com todos os filmes.
 
 
E o Vento Levou (1939)
 
Divulgação
 
Às vésperas da Guerra Civil Americana, a voluntariosa Scarlett O´Hara (Vivien Leigh) só pensa em colecionar namorados. Mas, quando perde o homem que ama, Ashley (Leslie Howard), frustra-se e acaba se envolvendo com Rhett Butler (Clark Gable), um charmoso aventureiro disposto a tudo por uma aventura amorosa. A explosão da guerra muda a vida da garota, que perde seus luxos e passa de uma menina mimada a uma mulher forte e decidida. Para levantar a fazenda da família, arrasada pela guerra, Scarlett é capaz de tudo, passando por cima das pessoas que a cercam.
 
 
Casablanca (1942)
 
Divulgação
 
Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick Blaine (Humphrey Bogart) cuida de um night club e ajuda fugitivos de guerra, apesar da pressão a favor dos alemães. No mesmo local ele reencontra Ilsa (Ingrid Bergman), sua ex-amante que partiu seu coração. Ela agora está com o marido, Victor (Paul Henreid), um homem da resistência francesa que precisa da ajuda de Blaine para fugir dos nazistas. O amor entre Blaine e Ilsa renasce e eles precisam decidir: ele a ajuda a fugir com o marido? Ela segue com seu marido ou fica em Casablanca com Blaine?
 
 
Bonequinha de Luxo (1961)
 
Divulgação
 
Em Nova York, Paul se muda para um novo apartamento e conhece sua nova vizinha, Holly Golightly, por quem fica encantado. Mas suas vidas não são contos de fadas: Holly é uma prostituta de luxo à procura de um marido rico; Paul, mesmo insatisfeito, mantém um relacionamento com uma rica senhora e sonha em ser escritor. Mas um dia, os segredos e os sentimentos vêm à tona.
Bonequinha de Luxo é considerado o trabalho mais marcante da carreira de Audrey Hepburn e uma das melhores comédias românticas já feitas.
 
 
A Noviça Rebelde (1965)
 
Divulgação
 
Clássico do cinema no qual Maria von Trapp (Julie Andrews), uma noviça que não se adapta ao rígido padrão da igreja, vai trabalhar na casa de um capitão viúvo (Christopher Plummer) com sete filhos. Ela acaba ajudando a família a escapar das mãos dos nazistas.
 
 
Cantando na Chuva (1952)
 
Divulgação
 
Gene Kelly é Don Lockwood, dançarino e ator, galã dos filmes de romance e paixão, o ídolo das matinês. Mas, na vida real, seu relacionamento com a atriz com a qual contracena, Lina Lamont (Jean Hagen), não vai bem. Ele prefere a companhia da aspirante à atriz Kathy Selden (Debbie Reynolds), que conheceu enquanto escapava de suas fãs. Em uma época em que os filmes mudos estão dando lugar ao cinema falado, Cantando na Chuva mostra essa transição com muito humor, diversão e números musicais que marcaram a história do cinema em seus tempos áureos. Considerado pelo American Film Institute um dos dez melhores filmes de todos os tempos.
 
 
O Poderoso Chefão (1972)
 
 
 
Apesar da violência, O Poderoso Chefão é primeiramente um filme sobre o poder da lealdade e do amor na família Corleone e na comunidade em que eles vivem. A história se inicia com o casamento de Connie (Talia Share), a filha de Don Corleone (Marlon Brando). Como um senhor feudal, ele recebe os cumprimentos e promessas de lealdade da família e de clientes. Os outros filhos de Corleone estão presentes: o sangue-quente Sony (James Caan), o mais velho que irá substitui-lo, e Fredo (John Cazale), que não se adequa aos negócios da família. O preferido de Corleone é o filho mais novo, Michael (Al Pacino), que voltou como herói da II Guerra Mundial e não tem nenhum envolvimento com a máfia. Porém, devido à incapacidade do pai, se vê forçado a assumir a liderança da família, contrariando o que Corleone queria para seu futuro.
 
 
 
Cleópatra (1963)
 
 
 
O pano de fundo é o Império Romano. Temendo a expansão dos romanos, Cleópatra (Elizabeth Taylor) procura Júlio César (Rex Harrison) para convencê-lo a formar uma aliança, pois só assim ela continuaria controlando o império egípcio. Usando seu charme, Cleópatra faz com que César desista de invadir o Egito, porém, o imperador é assassinado no senado romano. Cleópatra se volta então para seu substituto, o general Marco Antônio (Richard Burton), novamente com a intenção de proteger e ampliar seus poderes. Cleópatra o seduz, mas Marco Antônio torna-se frágil e submisso. E Otaviano, sobrinho de Júlio César, quer o poder de Roma e irá travar uma grande batalha contra Marco Antônio e Cleópatra.
 
O Mágico de Oz (1939)
 
 
Nesta adaptação clássica, Judy Garland é Dorothy, uma menina órfã, infeliz com a sua vida na fazenda dos tios em Kansas. O sonho de Dorothy era viajar através do arco-íris para um fantástico mundo colorido. Durante uma terrível tempestade na fazenda, a menina é arrastada por um tornado e acorda no reino mágico de Oz, onde conhece novos amigos e tem que enfrentar várias situações de perigo. Com a ajuda do espantalho, do leão e do homem de lata, Dorothy tem que conseguir chegar na Cidade das Esmeraldas e pedir ao Mágico de Oz que realize o seu pedido de voltar para casa e os de seus novos amigos. O Mágico de Oz, indicado a vários Oscars, é uma adaptação do livro infantil de L. Frank Baum e traz Garland cantando "Over the Raibow" que venceu na categoria de Melhor Canção.
 
 
Psicose (1960)
 
 
Marion Crane (Janet Leigh) rouba a firma em que trabalha e foge com o dinheiro. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates (Anthony Perkins), que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.
 
 
2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
 
 
Em 2001, em uma missão espacial rumo ao planeta Júpiter, os astronautas Dave Bownam e Frank Poole se vêem à mercê do computador HAL 9000, que controla a nave. HAL cometeu um erro, mas recusa-se a admiti-lo. Seu orgulho de máquina perfeita impede que aceite a evidência da falha. Por isso, para encobrir a própria e insuspeitada imperfeição, começa a eliminar os membros da equipe. Este clássico de Stanley Kubrick, em 1968, quebra todos os limites de narrativa e efeitos especiais da época, numa história que fala sobre tecnologia e humanismo.
 
 
 
Doutor Jivago (1965)
 
 
 
O filme acompanha a vida de Yuri Jivago (Omar Sharif), médico e poeta da aristocracia russa do início do século 20, mostrando o momento histórico do país, em especial a revolução bolchevique. Dr. Jivago se casa com Tonya (Geraldine Chaplin), mas se apaixona por outra mulher, Lara (Julie Christie), com que tem um caso. A Primeira Guerra e a Revolução Russa transformam sua vida de maneira radical, empurrando-o para as dificuldades de uma sociedade que passa por crises sociais e grandes mudanças.
 
 
Juventude Transviada (1955)
 
 
O jovem Jim Stark (James Dean), recém-chegado com a família a uma cidade do interior americano, vai parar na delegacia local por embriaguez e lá conhece a garota Judy (Natalie Wood), que tinha brigado com os pais e tentado fugir de casa. Nos dias seguintes, Jim tenta se aproximar de Judy, mas é hostilizado pela turma da qual ela faz parte. O líder do grupo, o delinquente Buzz (Corey Allen), desafia-o para uma prova de coragem com carros roubados. Durante a prova, que consiste em saltar do carro antes que ele caia num abismo, Buzz morre. Sua gangue persegue Jim e seus novos amigos, Judy e Plato (um garoto abandonado pelos pais), temendo que eles informem à polícia sobre o acidente.
 
 
 
Ben-Hur (1959)
 
 
 
Em Jerusalém, o rico Judah Ben-Hur (Charlton Heston) começa a se identificar com seus compatriotas que querem se livrar do domínio de Roma, acabando por entrar em conflito com seu amigo, o romano Messala (Stephen Boyd). Um acidente faz com que Ben-Hur seja levado a Gales, mas sua sorte muda quando ele salva a vida de um nobre romano que o adota como filho. Filme recordista em números de Oscar: recebeu 11, em 1960.
 
 
Informações sobre filmes: cineclick
 
 
 
A lista dos maiores clássicos
 
Divulgada em 20 de junho de 2007, através de programa de TV da rede CBS, esta é uma lista lançada pelo American Film Institute, relacionando os 100 maiores filmes do cinema americano de todos os tempos, com o nome AFI's 100 Years... 100 Movies - 10th Anniversary Edition. É, na verdade, uma atualização e uma comemoração pelos 10 anos da primeira lista lançada pelo AFI em 1997. A lista contém alterações bastante significativas com relação à lista divulgada dez anos antes, mas poucos filmes atuais inserem-se nela. Mais de 1500 artistas e membros da indústria cinematográfica votaram para compor esta lista, segundo determinados critérios. (Wikipédia)
 
 
 

Nenhum comentário: