Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Uma Lição de Boa Postura


Dicas para evitar a má-postura em crianças:


-A criança deve ser ensinada a manter a postura correta para andar, sentar, fazer a lição de casa, etc.


-Detectar alterações, especialmente na primeira infância, antes das crianças sofrerem o estirão de -crescimento (fase em que crescem mais rapidamente). Deve-se agir antes dos desvios se instalarem.
-As crianças devem ser alertadas ao sentar corretamente para estudar, ver TV, jogar vídeo games, carregar materiais escolares e em outras posturas incorretas adotadas no dia-a-dia.
-Quando estiverem sentadas, os pés devem estar apoiados no chão, os joelhos dobrados e a lombar apoiada no encosto da cadeira, deixando assim a coluna ereta.
-É importante a prática de atividade física, dando preferência a natação.
-Observar o peso das mochilas escolares. O ideal é que a criança carregue na mochila no máximo 8% a 10% do seu peso e as alças devem estar apoiadas nos dois ombros, para não sobrecarregar um dos lados.
-O mobiliário da escola também deve ser observado, pois é onde a criança passa muitas horas do dia, o ideal é que ele seja adequado à sua idade e tamanho.
-Problema de visão ou audição pode também estar alterando a postura da criança já que elas se inclinam para escutar ou ver melhor.
-Aprender a observar seu filho ou o aluno pode ser uma boa forma de prevenir problemas posturais na infância.
-Os pais devem estar atentos à postura da criança ao trocar de roupa e durante as atividades diárias através do alinhamento da cabeça, ombros, cintura, quadril, joelhos e pés.
-Ao primeiro sinal de alteração, deve-se procurar o médico.
-Se, apesar de todos os cuidados, os desvios se instalarem, deve-se agir antes da adolescência - entre 12 e 14 anos -, quando as crianças chegam a crescer 20 centímetros, tanto meninos quanto meninas.
-Toda coluna vertebral saudável tem três curvaturas fisiológicas: a cifose na dorsal e a lordose na coluna lombar e na cervical, e quando as curvaturas estão aumentadas ou diminuídas é que surgem os problemas.   
Há também a chamada alteração postural primária, causada por problemas ósseos, musculares ou neurológicos. O especialista mais indicado para a primeira consulta é o pediatra e, a seguir, um ortopedista.

A Fisioterapia tem uma grande variedade de técnicas para o tratamento da má-postura e suas consequências, entre elas o R.P.G.(clique em Veja também para saber mais sobre o R.P.G). Um processo de consciência corporal e de reequilíbrio dos músculos para reaprender a postura correta é fundamental.
A postura patológica só se torna definitiva depois da adolescência. Os tratamentos incluem o uso de colete corretivo ou tratamento com fisioterapia, dependendo do problema.
Uma vez diagnosticado o desvio na coluna, é fundamental que o adolescente ou adulto faça exercícios. Só o especialista sabe quais movimentos podem equilibrar a musculatura e evitar desgaste excessivo das vértebras, que é a consequência mais dolorosa nesses casos. 


Obs:  não só os pais, mas  todos que convivem com a criança ou o adolescente, como professores e cuidadores, podem colaborar orientando na correção da má-postura.

É bom lembrar:

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO 


Veja também:

-Fisioterapia com Você: A Escoliose - parte I
 

Nenhum comentário: