Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas de saúde do Dr. Rogério Brandão


Dicas que Ajudam a Evitar o Câncer



Como médico cancerologista clínico, com mais de 28 anos de prática clínica, frequentemente sou questionado por pacientes sobre o que fazer para se evitar o câncer.

Não há uma fórmula mágica, porém temos que considerar que a vasta maioria das neoplasias malignas é adquirida ao longo da vida, por exposição a fatores carcinogênicos das mais diversas ordens, ou seja, pelo menos 92% dos canceres são adquiridos e considerados como doenças ambientais. Em apenas 8% dos casos, temos a herança genética como causa predisponente. Então, muito podemos fazer para manter-nos saudável e viver mais.

Como regra geral, o melhor conselho que se pode dar é procurar ter bons hábitos de vida, de higiene e dieta. Iniciaria estes conselhos como uma forte recomendação a se evitar o Tabagismo, hoje considerado a principal causa de morte previnível do mundo, e que responde sozinho por cerca de 30% da mortalidade em câncer. Junto ao tabagismo a recomendação sobre o consumo de álcool, que dever ser limitado. O tabagismo atua sinergicamente com o alcoolismo, multiplicando o potencial de dano ao organismo humano.

Deve-se também evitar o consumo de alimentos mofados, ensacados e defumados. Estes alimentos são ricos em nitrosaminas, aflotoxinas e hidrocarbonetos aromáticos, conhecidos agentes carcinogênicos. Uma alimentação saudável deve conter alimentos integrais e cinco ou mais porções de frutas, verduras e legumes. O consumo de gorduras deve ser cuidadoso e limitado a um máximo de 30% do valor calórico total e se evitando as gorduras amarelas, ditas polinsaturadas. O consumo de carnes vermelhas deve também ser limitado, e dar preferência ao consumo de carnes brancas, como os peixes, especialmente os do mar, rico em ácido ômega-3 ou frango, sem a pele. Os produtos naturais são mais saudáveis.

Atualmente há um grande abuso no uso de agrotóxicos e hormônios, para aumento da produção agropecuária. Junto com os cuidados alimentares, recomenda-se a manutenção de peso ideal (Altura em centímetros – 100 +/- 10%), por uma combinação adequada de dieta e exercícios físicos. Para as pessoas de pele clara, fica o conselho de se evitar a exposição prolongada aos raios do sol, sem a proteção de um bom filtro solar e óculos escuros. As radiações ionizantes são fontes carcinogênicas, e devem evitadas, e aqui se incluem desde a exposição desnecessária aos Raios-X, até a proximidade de usinas nucleares e campos eletromagnéticos fortes.
É importante também a recomendação de uma vida sexual regrada e o chamado “sexo seguro”, pois a infecção pelo HPV é fortemente correlacionada com o câncer em mucosas. Nenhum tratamento hormonal deveria ser feito sem supervisão médica e avaliação dos riscos individuais. Por fim, deve-se procurar manter atualizadas as visitas periódicas aos seus médicos e realizar os exames preventivos indicados para cada faixa de idade e sexo. Estes conselhos são simples e fáceis de seguir, para uma vida melhor e mais saudável.

Rogério Brandão
Médico cancerologista clínico
CRM 5758


Fonte: Imagem Internet
Veja também:

Nenhum comentário: