Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

E o Kikito vai para...

Nestes dias, por estas paragens, tem ocorrido o nosso Festival de Cinema de Gramado.


O Festival de Cinema de Gramado foi criado a partir de uma Mostra de Cinema, realizada em 1969, durante a Festa das Hortênsias, com força total da turma organizadora desse evento.

A verdade é que havia a necessidade de celebridades, convidaram então Geraldo Del Rey, e o "casal doçura" da televisão, os então casados Eva Wilma e John Herbert. Gramado ganhava então celebridades cinematográficas e televisivas, uma sempre importante atração dos festivais.

Em 1971, ainda durante a Festa das Hortênsias, foi realizada a 2° Mostra de Cinema e naquele ano a celebridade foi Jece Valadão. O Cinema Embaixador era pequeno e sem nenhum conforto, mas ninguém ligava para isso. O sucesso provou que poderia existir um grande festival no Rio Grande do Sul que se transformaria no maior do Brasil, o mais conhecido internacionalmente.

Em 1973, no mês de janeiro aconteceu o 1° Festival de Cinema de Gramado. O Festival desde o primeiro evento sempre foi o grande incentivador do Cinema Brasileiro.

Em 1992, frente às dificuldades da indústria cinematográfica brasileira, o Festival passou a dialogar com os vizinhos hispanoamericanos. Falar espanhol. E porque não? Italiano e francês e o Festival tornou-se latino. O Festival passou a chamar-se Festival de Gramado – Cinema Iberoamericano e retornando ao seu nome original em 2007, porém seguindo com Mostras Competitivas de Cinema Brasileiro e estrangeiro, já que é permitida a participação de filmes que não somente de países Latinos.

El Kikito      

O Kikito é o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Este nome foi atribuído por Elisabeth Rosenfeld, artesã da cidade de Gramado, e responsável pela criação da estatueta com que são laureados os vencedores.
Inicialmente, o Kikito era o símbolo da cidade e, mais tarde, tornou-se o troféu do festival. O Kikito é uma figura risonha, com 33 centímetros de altura.
Apesar de muitas vezes referido erroneamente como "Kikito de Ouro", numa confusão com prêmios de outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro de Veneza, o Kikito até 1989 era confeccionado com madeira imbuia pelo artesão gramadense "Xixo" e atualmente é fabricado em bronze.

A cidade de Gramado, durante este período torna-se o centro das atenções, não só por promover  o Festival de Cinema, mas também por ser uma das poucas cidades do sul onde podemos, ocasionalmente, ver a neve. Com estilo colonial alemão, parece que estamos pisando num pedacinho da Europa. Atrai turistas de todas as partes que vêm atrás de boa culinária, diversão e paisagens deslumbrantes. Gramado é  um daqueles  locais charmosos para se visitar de Mala e Cuia!


O Lago Negro

A neve
            
                                     
a Igreja de São Pedro feita de pedra


as Hortênsias
 
Veja também:


-Fisioterapia com Você: A Bella Toscana

Nenhum comentário: