Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saiba escolher o tênis mais adequado para você





O primeiro passo antes de colocar um calçado é saber qual o seu tipo de pé (cavo, normal ou plano) e de pisada (neutra, pronada ou supinada). Quando compramos um tênis, queremos que ele seja bonito, leve e confortável, e de preferência tenha um bom preço. O objetivo maior do tênis é corrigir alguma falha. No entanto, poucas pessoas recebem orientação adequada na hora de comprar.



Marcas como Mizuno, Asics, Nike e Brooks já indicam em seu site os tênis ideais a partir destas informações. Escolher o calçado adequado torna a corrida mais prazerosa - já que proporciona mais conforto, auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance.
Para corredores que priorizam a velocidade, os tênis mais leves geralmente requerem menos tecnologia, sendo portanto, o mais indicado.
Um bom tênis de corrida pode custar caro.  O uso de um tênis impróprio ou falsificado, como os que são vendidos em camelôs, podem causar diversos tipos de lesões no seu pé como tendinites ou até mesmo micro-fraturas por trauma repetitivo, após uma corrida por exemplo.
Outras consequências vão desde bolhas, perdas das unhas e dores nas articulações do tornozelo e do joelho.  Um bom tênis tem que gerar amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares e de desvios de estruturas das pernas.
A durabilidade de um tênis de corrida é medida pelos quilômetros corridos. Em geral, ele perde a elasticidade e o amortecimento quando alcança de 500 a 800 quilômetros. Isso porque o desgaste depende de fatores como tipo de solo, peso do corredor e qualidade do material.
O Ideal é correr em superfícies mais macias como grama ou terra. Asfaltos podem diminuir a vida útil do tênis.
Não é só o uso de um tênis inadequado que expõe o indivíduo a riscos. Terrenos irregulares, esforço em excesso e falta de alongamento também podem deixá-lo susceptível a lesões e fraturas. 
Portanto antes de iniciar sua atividade física alongue, aqueça e finalize com alongamento para diminuir a tensão causada pelo esforço.
Tanto tênis de corrida como para caminhadas, ou até mesmo o de passeio, deve estar de acordo com a estrutura anatômica do seu pé.  Atente também para a escolha dos sapatos de uso diário.
Agora com estas dicas não há mais motivos para adiar aquela caminhada, escolha o tênis mais adequado e mexa-se!! Agora é com você!  

[Uma dica para saber  o tipo do seu pé: coloque farinha ou talco (um pouco) em um local que caiba o seu pé dentro (pode ser uma tampa da caixa de sapato), pise até que fique a marca do talco em toda a sola do pé. Em seguida pise sobre uma superfície lisa e escura, por exemplo piso de madeira escura, ou azulejo escuro e veja com qual figura acima ele mais se parece. Se o seu pé parecer com o pé cavo ou plano, e se há dor na região dos tornozelos, o  ideal seria buscar um profissional que lhe oriente, pois alterações no pé, causam lesões futuras como artrose, joelho valgo ou varo, alterações posturais graves. Crianças, dependendo da idade, podem apresentar pé chato.] 

O Laboratório do Pé, em Porto Alegre, é um local que avalia, fabrica palmilhas, sapatos, tudo de acordo com o tipo de pé. Acesse: http://www.laboratoriodope.com.br/



Veja também:

Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto
Fisioterapia com Você: O Tendão de Aquiles*

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal o seu blog, vou te seguir, aproveito e convido para conhecer o meu!! Abraços!!